A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), confirmou, nesta terça-feira, 8, que o salário mínimo deve passar por um novo reajuste em 2026. Atualmente, a remuneração está no valor de R$ 1.518,00.
Segundo Tebet, que esteve em audiência pública realizada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso, o salário pode ser fixado em R$ 1.630,00 no próximo ano. Segundo a ministra, esse será o vencimento de maior valor real dos últimos 50 anos no país.
“É o maior salário mínimo dos últimos 50 anos em termos reais”, destacou a ministra, que ainda apresentou a expectativa orçamentário do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o próximo ano, com a promessa de que será cumprido o chamado 'arcabouço fiscal'.
Tebet prega justiça tributária
Em meio ao impasse em torno do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), protagonizado pelo Executivo e pelo Congresso, Tebet ainda pregou a necessidade do país promover o que ela considera 'justiça tributária'.
“Já mexemos muito com o andar de baixo. Nunca se conseguiu mexer com o andar de cima”, destacou Tebet, que ainda ressaltou o impacto da reforma tributária.
“Com serenidade e com diálogo, deixando as diferenças partidárias e ideológicas de lado, e pensando mais naquilo que nos une do que naquilo que nos diferencia, nós temos soluções para todos os reais problemas do Brasil”, defendeu.
Economia Tarifaço dos EUA afeta 73,8% das exportações brasileiras, aponta Ricardo Alban
Brasil Petrobras registra produção média de 3,14 milhões de barris/dia no 3º trimestre de 2025
Economia Bahia tem quase 5 milhões de inadimplentes
Preço Governo define preços para o botijão do gás do povo; veja o valor em cada região
Golpe Alerta máximo: novo golpe com IA engana brasileiros e esvazia contas bancárias
Economia TCU suspende exigência de meta fiscal cheia para 2025 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo



