Um ataque hacker à C&M Software, empresa responsável por interligar sistemas de instituições financeiras aos do Banco Central (BC), resultou no desvio de valores entre R$ 800 milhões e mais de R$ 1 bilhão de contas de clientes, segundo informações do O Globo. O incidente afetou diretamente o acesso ao Pix em diversos bancos.
O crime ocorreu na última terça-feira, 1º, quando os envolvidos conseguiram transferir recursos de contas pertencentes a oito instituições financeiras. O caso, que já é considerado o maior ataque cibernético da história dentro do BC, será investigado pela Polícia Federal (PF).
Como o ataque aconteceu
De acordo com as primeiras informações, os criminosos utilizaram credenciais vazadas, logins e senhas de clientes da C&M Software, para acessar os sistemas da companhia e executar as movimentações fraudulentas.
Por conta do incidente, o Banco Central determinou o desligamento do acesso das instituições financeiras às infraestruturas operadas pela C&M. O objetivo é preservar o restante do sistema e evitar novas invasões.
“A C&M Software, prestadora de serviços de tecnologia para instituições provedoras de contas transacionais que não possuem meios de conexão própria, comunicou ataque à sua infraestrutura tecnológica”, informou o BC em nota oficial.
A C&M atua principalmente no desenvolvimento de soluções para o ecossistema de pagamentos instantâneos e faz a interface de comunicação entre bancos e o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
O que dizem a empresa e as autoridades
Em nota, a C&M Software confirmou ter sido “vítima direta” do ataque hacker e explicou que os invasores usaram credenciais de clientes para tentar acessar sistemas e serviços da companhia de forma indevida. A empresa destacou que seus sistemas críticos seguem “íntegros e operacionais”, e que todos os protocolos de segurança foram acionados.
“Por orientação jurídica e em respeito ao sigilo das apurações, a C&M não comentará detalhes do processo, mas reforça que está colaborando integralmente com as investigações da Polícia Federal, do Banco Central e da Polícia Civil de São Paulo”, afirmou a empresa.
documentos perdidops Documentos bancários de clientes do Banco do Brasil são encontrados expostos em Madre de Deus
Irritação Governo vai atuar para impedir lançamento de “Bet da Caixa”
Intoxicação Brasil registra dez mortes por intoxicação com metanol; total de casos chega a 53
Uso de internet Uso de internet por adolescentes nas escolas cai de 51% para 37%
Alerta Idosos são alvos preferidos para golpes pela internet
Reforma de casa Veja o que é preciso para entrar no programa do governo de crédito para reforma da casa 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo



