O INSS passará a exigir biometria para desbloquear novos empréstimos consignados a partir desta sexta-feira (23). A medida visa combater fraudes relacionadas a descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas.
O bloqueio dos empréstimos foi iniciado em 8 de maio, seguindo uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) e uma decisão liminar que suspendeu os empréstimos até que o beneficiário solicite o desbloqueio. Antes, os segurados não precisavam autorizar o acesso à sua margem consignável.
Segundo auditoria do TCU, em 2023 foram registradas 35 mil reclamações de empréstimos feitos sem a solicitação dos beneficiários. A nova exigência de biometria busca dificultar a ação de golpistas e proteger os direitos dos beneficiários.
Bloqueio Dark Horse: PGR analisa pedido de bloqueio de bilheteria do filme de Bolsonaro bancado por Vorcaro
Compra de casa Aliado de Eduardo admite compra de casa no Texas ligada a advogado do filho de Bolsonaro e fundo polêmico
Maioridade penal Redução da maioridade penal sofre reviravolta na Câmara dos Deputados
Fim da escala 6x1 Pesquisa Genial/Quaest revela apoio de 68% ao fim da escala 6x1
Iniciativa Brasil terá plataforma para localizar celulares roubados; saiba como
Fim da escala Escala 6x1: PEC que muda jornada de trabalho tem semana decisiva na Câmara 
Mín. 20° Máx. 27°
Mín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas


