A captura de Marcos Roberto de Almeida, o "Tuta", um dos principais nomes do PCC, tem sido utilizada pelo governo Lula para reforçar a defesa da PEC da Segurança Pública, proposta que está em análise na Câmara dos Deputados.
O traficante foi preso na Bolívia na última sexta-feira (16) em uma operação conjunta entre a Polícia Federal (PF), a força antidrogas boliviana (FELCC) e a Interpol.
“Ações como esta serão fortalecidas com a PEC da Segurança Pública apresentada pelo presidente Lula e ministro Lewandowski ao Congresso”, afirmou a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Desde então, o governo tem destacado o caso como exemplo da necessidade de maior integração entre as forças de segurança.
Chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias também usou o episódio para defender a PEC da Segurança.
“Vamos para cima aprovar a PEC da Segurança”, disse o ministro.
Enviada ao Congresso em 24 de abril, a proposta avança lentamente e enfrenta resistência, principalmente da bancada da bala e de governadores que temem perder autonomia sobre suas polícias estaduais. Segundo informações do Metrópoles, a discussão continua na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
“Com a aprovação da PEC da Segurança Pública, teremos ainda mais integração de dados e uma coordenação mais eficaz. É preciso dar paz e tranquilidade aos cidadãos e cidadãs em nosso país!”, acrescentou.
Suspeição Toffoli se declara suspeito em julgamento sobre prisão de Daniel Vorcaro
Prouni Prouni: prazo para documentos da 2ª chamada termina esta semana
Violência AGU pede investigação da PF sobre vídeos que incentivam violência contra mulheres
Salário mínimo Entenda projeto que fixa salário mínimo de R$ 2.500 para quem trabalha no comércio
mpox em 2026 Brasil registra 129 casos confirmados de mpox em 2026
Levantamento Nordeste lidera homicídios de mulheres no Brasil, aponta estudo 
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 36°
Parcialmente nublado



