Nesta tarde desta segunda-feira (19), o prefeito anunciou investimentos na área de educação no valor de R$ 58 milhões, incluindo concurso público, reajuste salarial, imediata de 500 cuidadores para alunos com deficiência por meio de processo seletivo simplificado via REDA, entre outros. A presidente da APLB, Marlede Oliveira, esteve na Secretaria de Educação de Feira de Santana afirmou que pelo que acompanhou do anúncio, já que foi barrada e não pode entrar neste anúncio, afirmou que a assembleia que ficou marcada na semana passada está mantida.
Os pontos que serão discutidos são a alteração de carga horária que já foi decidida pela justiça e o governo terá que cumprir até novembro. Sobre o reajuste, para os lugares que cumprem a lei, diz Marlede, é de 6,27%. “Vimos aí 5,53%, mas não queremos apenas o reajuste, queremos o cumprimento da lei que fala sobre a correção da tabela que está achatada desde 2022, que vamos entrar na justiça. Todas as ações que entramos na justiça sobre descumprimento das leis até hoje ganhamos, assim como foi com a reserva da carga horária”.
Marlede disse que avisou ao secretário que faltava ao menos 400 professores e foi por isso que ele aumentou a carga horária dos professores para dar mais aula e trabalhar mais. “Quem tinha 40 horas, ao invés de ser 26 horas em sala passou para 30 horas para suprir a falta de professores. Não teve diálogo, fomos para a Justiça e saiu a decisão ao nosso favor. Não é portaria que passa por cima de lei. Precisamos de mais professores nas escolas e a contratação tem que ser feita mesmo”.
O maior ponto que deve ser discutido pelo governo com a categoria, ressalta a presidente, é a reformulação do plano de carreira. “Temos um plano de carreira de 1992 que não se consegue reformular. Já fizemos várias greves e o governo tem que entender que precisamos sentar na mesa e conversar. O governo chamou a imprensa para fazer anúncio, mas não chamou o sindicato para nos dar respostas. Sobre esses anúncios, não vi nada de novo a não ser a contratação de professores. O resto tudo foi o que nós ganhamos na Justiça”, finaliza.
 Feira de Santana Secretário de Educação se reúne com gestoras da Educação Infantil para discutir ideias e demandas da rede municipal 
 Educação  MEC busca recursos extras para garantir livros escolares 
 Proibição de celular Estudo aponta que uso de internet nas escolas caiu para 37% 
 Educação  SISU na Bahia: saiba as notas de corte e os cursos mais concorridos 
 15 de outubro  APLB de Feira de Santana parabeniza professores pela passagem do seu dia  
 Em Santo Amaro  Presidente anuncia criação de universidade na Bahia com nome em homenagem a Dona Canô 
Mín. 18° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado



