Nesta quarta-feira (14), professores dos anos iniciais e finais da rede municipal de ensino de Feira de Santana participaram da primeira capacitação do Projeto Nacional de Ensino em 3ª Dimensão, uma iniciativa pioneira que promete transformar o ambiente escolar por meio da tecnologia. O treinamento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e marca o início da implementação do projeto em nove escolas da rede, com previsão de expansão para todas as unidades municipais.
O projeto, considerado um dos mais inovadores no setor educacional, utiliza um móvel itinerante – um equipamento portátil semelhante a um carrinho – composto por notebook de última geração, projetor 3D, sistema de som Dolby automotivo e óculos 3D, permitindo que as aulas aconteçam em qualquer sala, mesmo sem conexão à internet. Todo o conteúdo é offline, o que garante acessibilidade também para escolas da zona rural.
Responsável por ministrar a formação, o professor Taylon Felipe, especialista em tecnologias educacionais, ressaltou a importância do projeto na promoção do engajamento dos alunos e no combate à evasão escolar.
“Os professores entenderam como utilizar toda a tecnologia visando tornar a sala de aula mais dinâmica e atrativa. Isso impacta diretamente no combate à evasão, porque as crianças se sentem mais motivadas a estar no ambiente escolar. Esse projeto já é utilizado em todo o Brasil e tem mais de oito premiações internacionais”, destacou Taylon.
A gestora da Escola Municipal Doutor Demósthenes Álvaro de Brito, Sara Barbosa, observa a importância do treinamento para preparar os professores na inserção do projeto e contribuir com o aprendizado. “Trabalhar animação 3D com os alunos, trabalhar o conteúdo em animação 3D é algo que a gente não tinha. Estava até conversando com uma das professoras na formação e a gente falava que no passado trabalhava com mimeografia. Agora os meninos vão poder ver ali na tela, no projetor, muito dos conteúdos que a gente está trabalhando em salas de aula, bem de pertinho. Então é um grande ganho para a gente e um ganho ainda maior para os nossos alunos", destacou.
O conteúdo pedagógico da plataforma está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oferece mais de 5 mil cenas em 3D, que podem ser utilizadas por professores de todas as disciplinas, desde Português até Educação Física. Além das aulas regulares, o projeto inclui atividades extracurriculares, como cursos de informática, música, teatro e línguas.
Para George Melo Barreto, diretor da B2B Brasil, empresa responsável pela implantação do projeto, Feira de Santana se coloca na vanguarda da educação nacional.
“Este é o projeto em tecnologia educacional mais novo e premiado do mundo. A tecnologia foi desenvolvida em Israel e é patenteada no Brasil. Sua implementação contribui diretamente para a elevação do IDEB, do IDH, para a redução da evasão escolar e para uma nova relação do aluno com o aprendizado”, afirmou.
Com essa iniciativa, Feira de Santana busca não apenas modernizar a infraestrutura das escolas, mas revolucionar o processo de ensino-aprendizagem, colocando o aluno como protagonista e promovendo metodologias ativas e interativas em sala de aula. A expectativa é que o projeto impacte positivamente os indicadores educacionais do município nos próximos anos.
Feira de Santana Secretário de Educação se reúne com gestoras da Educação Infantil para discutir ideias e demandas da rede municipal
Educação MEC busca recursos extras para garantir livros escolares
Proibição de celular Estudo aponta que uso de internet nas escolas caiu para 37%
Educação SISU na Bahia: saiba as notas de corte e os cursos mais concorridos
15 de outubro APLB de Feira de Santana parabeniza professores pela passagem do seu dia
Em Santo Amaro Presidente anuncia criação de universidade na Bahia com nome em homenagem a Dona Canô 
Mín. 18° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado



