O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) bloqueou novos descontos de empréstimos consignados para todos os seus segurados. A medida foi determinada pelo novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, por meio de despacho publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (8.mai.2025). A decisão estabelece que qualquer nova operação de crédito só poderá ser autorizada mediante reconhecimento facial via aplicativo Meu INSS.
A biometria já era exigida para contratos realizados a partir de abril de 2019, mas agora passa a valer para todos os beneficiários, independentemente da data de concessão do benefício. A medida pretende evitar fraudes, como a contratação indevida de empréstimos sem consentimento do titular. Em caso de falha no reconhecimento facial, o desbloqueio poderá ser solicitado diretamente ao INSS, que analisará individualmente cada caso.
A decisão atende a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que manteve a suspensão dos descontos para prevenir novas irregularidades. Segundo dados do Portal da Transparência Previdenciária, em dezembro de 2024, os descontos em folha para quitação de empréstimos consignados somaram R$ 7,9 bilhões, com 44,4 milhões de contratos ativos — um crescimento de 11,1% e 2,4%, respectivamente, em comparação com o ano anterior.
Fies Inscrições para vagas remanescentes do Fies vão até 29 de abril
Financiamento Novos limites de financiamento do Minha Casa, Minha Vida passam a valer a partir desta quarta
Medida STF julga prisão de ex-presidente do BRB em investigação sobre corrupção e operações com o Banco Master
Sabatina Otto Alencar recua de mudança e remarca sabatina de Jorge Messias na CCJ novamente para 29 de abril
Autorização Após agravamento de quadro, defesa de Bolsonaro pede nova cirurgia ao STF
MCMV Novas regras do Minha Casa, Minha Vida passam a valer nesta quarta (22) 
Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsas


