O feriado de 1º de maio foi de chuvas intensas em diversos municípios do estado, especialmente, no Centro Sul, Sul e Centro Norte baiano, além da Região Metropolitana de Salvador. Devido às condições climáticas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta laranja, que corresponde ao grau de severidade “perigo”, válido até às 10h desta sexta-feira (2).
Dentre as cidades mais atingidas pela frente fria estão Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, que registraram ontem pontos de alagamento e deslizamentos de terra. Segundo informações da TV Santa Cruz, 44 pessoas haviam sido levadas para abrigos municipais, até a manhã de ontem.
Em Salvador, o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec) registrou, até às 15h de ontem, maior acumulado de chuvas nos bairros de Nova Constituinte (36,6mm), Periperi (30mm), Coutos (26,4mm), Ilha de Bom Jesus dos Passos (25,6mm) e São Tomé de Paripe (25,2mm).
“Nesta quinta-feira, já tivemos acumulados que ultrapassaram os 30 milímetros em alguns bairros da cidade. Essa chuva é uma chuva democrática, que cai em toda a capital. Essa frente fria que já está prevista por nossas equipes de meteorologistas do Cemadec, aponta que nós teremos grandes acumulados ainda na madrugada desta quinta para sexta-feira e no próximo fim de semana”, afirmou Sosthenes Macêdo, diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal).
Conforme o Inmet, a referida frente fria avança no oceano e forma um canal de umidade, que trará muita instabilidade nos próximos dias, e a condição de chuva poderá se estender, na Bahia, pelo menos, até o sábado (3). As áreas de maior atenção são o litoral sul baiano, abrangendo ainda Vitória da Conquista.
A previsão divulgada pelo órgão, por meio do aviso laranja, aponta que as chuvas devem variar de 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h). Por conta deste cenário, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e, se possível, desligue os aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Mais informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Defesa Civil da Bahia faz um balanço das chuvas
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) informou, nesta quinta-feira (1º) que, no período dos últimos 20 dias, foram registradas ocorrências relacionadas a chuvas intensas em vários municípios do estado. Nesse período, o órgão destaca que tem trabalhado na articulação com as demais pastas da gestão estadual, para que a população dessas localidades seja atendida da forma mais rápida possível, buscando principalmente preservar vidas.
Dentre as ocorrências registradas até ontem, destaque para o município de Camacan, onde foi contabilizado o acumulado de 80 mm em 30 minutos, o que desencadeou em pontos de alagamentos em vias públicas e residências, com danos estruturais. A cidade decretou situação de emergência em 12 de abril e, até então, 1.204 pessoas foram afetadas pelas condições climáticas.
Em Pau Brasil, onde também está vigente o decreto, no dia último dia 29 04, foram registradas chuvas intensas, acompanhadas de ventos fortes e uma pessoa ficou ferida. Em Canápolis, na quarta-feira (30), além das fortes chuvas, o município contabilizou pontos de alagamentos e uma grave ocorrência de descarga elétrica atmosférica: um homem foi atingido por um raio na zona rural e veio à óbito.
“As equipes das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs), com apoio da Sudec, seguem monitorando as áreas afetadas, realizando vistorias técnicas e prestando o devido suporte às famílias atingidas. A Sudec mantém contato contínuo com os municípios e está à disposição para envio de apoio técnico e humanitário, conforme necessidade apresentada por meio do S2ID ou via contato direto com a Coordenação de Resposta”, detalha o órgão estadual.
Mín. 16° Máx. 25°
Mín. 19° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 28°
Tempo limpo