Segunda, 07 de Julho de 2025 06:06
75 9 9702 9169
Polícia Micareta 2025

Subsecretário de Segurança Pública apresenta esquema para a Micareta de Feira

A Segurança Pública terá uma atenção especial do Estado na Micareta de Feira de Santana.

29/04/2025 17h37 Atualizada há 2 meses
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Marcel Ahringsmann de Oliveira - Foto: Onildo Rodrigues

A Segurança Pública terá uma atenção especial do Estado na Micareta de Feira de Santana. O atual subsecretário de Segurança Pública da Bahia, delegado da Polícia Federal Marcel Ahringsmann de Oliveira, esteve em Feira de Santana nesta terça-feira (29), em conversa com a imprensa, para falar as ações que serão realizadas durante a festa momesca. Conforme o subsecretário, são ao todo R$ 11 milhões em investimento do estado apenas nessa área para garantir a ampliação do efetivo, estruturas temporárias montadas no circuito da folia, emprego de viaturas e aeronaves, além de tecnologia na festa.

Ainda conforme o secretário, serão cerca de 7,1 mil profissionais da Segurança Pública serão empregados pela Secretaria da Segurança Pública na Micareta de Feira de Santana, a partir da próxima quinta-feira (1). Considerado o maior Carnaval fora de época do Brasil, a festa também contará, de forma inédita, com Contagem de Público, comunicação por meio Terminais Móveis e Disque Denúncia 24 horas.

A solução de Contagem de Público também será empregada pela primeira vez na Micareta, captando os rostos dos foliões que acessarem a festa para computar o público total do evento. A informação é utilizada para ordenamento de tropas e patrulhas durante o desfile das atrações.

Nos principais acessos ao circuito Maneca Ferreira, oito Portais de Abordagem serão equipados com câmeras de Reconhecimento Facial. Policiais militares equipados com detectores de metais realizam a revista para impedir acesso de objetos que possam oferecer risco aos foliões, a exemplo de armas de fogo, garrafas de vidro, facas, tesouras e outros.

No total, 400 câmeras de videomonitoramento, com tecnologia inteligente de Reconhecimento Facial e Reconhecimento de Placas Veiculares, irão auxiliar no monitoramento de foragidos da justiça. Ao longo dos circuitos, as patrulhas policiais e de bombeiros contarão com 424 Terminais LTE, capazes de transmitir e recepcionar informações por meio de uma linha exclusiva para uso da polícia.

Foto: Onildo Rodrigues

Uma Plataforma Elevada de Observação (POE) e um Centro de Comando e Controle Móvel (CICC) também serão deslocados para o circuito. Em tempo real, equipes das forças policiais e das Superintendências de Gestão Tecnológica e Organizacional, Integrada da Ação Policial e de Telecomunicações estarão nas estruturas itinerantes responsáveis pela análise das informações.

Também de forma inédita, o Disque Denúncia da SSP funcionará durante 24 horas, nos quatro dias de festa. Equipes recepcionarão denúncias e dados sobre a atuação de criminosos e atividades suspeitas no município.

Especialistas da Superintendência de Inteligência da SSP e das forças policiais estarão no Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública (CIISP), em parceria constante com o CICC. Agentes de campo realizam ações de inteligência em meio aos foliões.

Ives Correia - Foto: Onildo Rodrigues

O coordenador regional da Polícia Civil em Feira, delegado Ives Correia, falou que o uso de drogas aumenta em festas como a Micareta, o delegado afirmou que além do Dnarc Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DNARC), como também o Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) atuando na área externa da Micareta justamente para assegurar a volta das pessoas para as suas casas. “Temos que pensar Feira de Santana e região não apenas no circuito da Micareta. Temos que lembrar dos nos bairros e das casas para que tenhamos o sucesso que tivemos na festa passada”;

Na Micareta passada, lembra o delegado, não houve ocorrências graves e relevantes como homicídios. “Estamos com diversas operações ocorrendo. Elas não param. Estamos com diversas prisões e fizemos uma apreensão nos Correios de indivíduos que estavam mandando lança-perfume que é também um entorpecente pela portaria 244 da Anvisa. Estamos monitorando todas as entradas, inclusive as postais, como os Correios”.

Em relação a roubo de celulares, ele disse que entende que é importante porque os aparelhos são moeda de troca utilizadas sejam por usuários de drogas, seja pelas associações criminosas que são focadas em crimes contra o patrimônio. “Isso porque ele tem um valor monetário importante para elas e pode trocar fácil. O ideal é que os donos tenham o número do IMEI porque uma vez que esteja com ele, nossas equipes de inteligência que estarão em campo entre os foliões conseguirão identificar, localizar e buscar recuperá-lo para devolve-lo. Com ele, conseguimos identificar casa, locais. Por isso, a recuperação de celulares pela Polícia Civil aqui é grande”.

Tenente-coronel Muller - Foto: Onildo Rodrigues

O tenente-coronel Michel Alexander Guimarães Muller Azevedo, responsável pelo Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL), a segurança já está fortalecida nos dias que antecedem a festa. “Para nós a festa já começa no dia 30 com a banda BaianaSystem na Praça Padre Ovídio e com o Bloco Zero Hora. Todo o nosso planejamento já está pronto e nesse ano estamos com um aporte tecnológico muito mais acrescido. Acreditamos que esse aporte vai permitir um resultado ainda melhor em relação ao policiamento do ano de 2024”.

Serão aproximadamente 4800 PMs em cerca de dez mil postos de serviço durante os dias da festa. “O policiamento no restante da cidade permanece inalterado. Todos os policiais estão trabalhando em horário extraordinário com a respectiva remuneração. Ao invés de diminuir o policiamento na cidade, nós aumentarmos em torno de 50 para cerca de 150 viaturas circulando na cidade não só em relação ao circuito da festa, mas em toda a cidade”.

O trabalho da PM com o aparato tecnológico se identifica pessoas com mandado de prisão em aberto. “Na medida que a câmera identifica, um aparelho semelhante a um smartphone que fica nas mãos do comandante da patrulha, ele recebe em até cinco segundos a fotografia da identificação positiva da pessoa e torna possível dar voz de prisão”.

Jadson Almeida - Foto: Onildo Rodrigues

O coronel Jadson Almeida, comandante regional do Corpo de Bombeiros, ressaltou que o trabalho da instituição começa antes da Micareta. “Nós fazemos análises de projetos, vistorias, fiscalizações tanto em estruturas fixas, como os camarotes, como em estruturas móveis, como os trios elétricos e carros de apoio. Durante a Micareta, nosso atendimento é voltando mais para o pré-hospitalar com nossos grupos e com nossas viaturas fazemos combate a incêndios, salvamentos, atividades de defesa civil”.

O folião ao encontrar um grupo de Bombeiros pode procurá-los também para adquirir as suas pulseiras de identificação disponível tanto crianças como pessoas com dificuldade de comunicação. “Espero que a festa seja de muita integração entre as polícias militar e civil, Corpo de Bombeiros, DPT e a sociedade civil organizada para que possamos celebrar a alegria”.

As principais ocorrências dentro de uma festa como a Micareta, diz o comandante regional, são coma alcoólico e queda por causa do uso excessivo do álcool. A recomendação é que os foliões bebam com prudência e ficar em locais que possam acontecer quedas. “Não esqueçam: nós vamos para a festa para nos divertir e não para agredir. Que tenhamos uma Micareta de paz. Se beber, não dirija”.

Livia Marcelino - Foto: Onildo Rodrigues

Livia Marcelino, inspetora da Polícia Rodoviária Federal, falou sobre como será o trabalho da instituição nessa Micareta. Segundo ela, a PRF se intensificará não apenas o enfrentamento a criminalidade como também informar as pessoas que passarão pela cidade para utilizar o KM-524, já que a Av. Presidente Dutra estará fechada durante a festa. “Pedimos a todos que estão vindo de Salvador que usem o KM-524 para buscar minimizar o congestionamento. Vamos fazer a sinalização junto com a SMT que disponibilizou o painel de mensagem para que as pessoas lembrem e entendam que a Av. Nóide Cerqueira é a última entrada antes do Portal do Sertão”.

Os PRFs também farão horas extras para a Micareta e ainda contará com etilômetros e radares para que a fiscalização. “Em relação a apreensão de drogas, Feira de Santana é uma delegacia da PRF que demonstra um resultado positivo não pelos policiais que buscam todos os dias, mas isso se potencializa com o incremento do grupo de operação com cães. Buscamos na semana que antecede a Micareta intensificar essa fiscalização para que tenhamos bons resultados nesse sentido”.

A bebida alcoólica combina com a Micareta, mas não combina com o volante. “Essa fiscalização vai acontecer de forma intensa, principalmente no Anel de Contorno. As consequências vão de administrativas até criminais, desentendendo da quantidade de álcool que estiver no sangue dessa pessoa”.

Com informações do repórter Onildo Rodrigues

Foto

Foto

Foto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.