O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou a Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. A proposta visa tornar mais eficiente o enfrentamento às organizações criminosas, com mecanismos que visam aproximar o governo federal de estados e municípios. Lula afirmou que espera uma tramitação célere da PEC no Congresso Nacional.
O texto propõe a criação de corregedorias e ouvidorias autônomas em todas as polícias, além de atualizar as competências da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Um dos pilares é a elevação do Sistema Único de Segurança Pública à condição de dispositivo constitucional. A PEC também prevê a constitucionalização dos fundos nacionais de Segurança Pública e Política Penitenciária e a redefinição das atribuições das guardas municipais.
Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a proposta marca uma mudança no papel do governo federal, que passa a assumir parte da responsabilidade na área. Ele destacou a ampliação da atuação das guardas e a inclusão da sociedade civil no Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. O texto assegura que estados e municípios mantenham autonomia sobre suas forças de segurança.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado



