O litoral sul da Bahia não é apenas um lugar marcado por destinos turísticos que atraem milhares de turistas todos os anos, mas tem se tornado também uma cidade com grande domínio do tráfico, sob o comando de uma facção, talvez, não muito conhecida fora do eixo: Anjos da Morte (ADM).
O grupo criminoso ganhou mais destaque essa semana, após vir à tona que a filha de Yane Matos, apreendida por planejar a morte da própria mãe, integra a facção junto com o namorado. Em parceria, eles atraíram a baiana para uma emboscada, seguindo uma característica marcante no modo operante da facção.
Ao site, uma fonte policial que atua na região de Porto Seguro, explicou que a facção criminosa Anjos da Morte, domina uma parte da cidade, a exemplo de Caraíva, Santa Cruz Cabrália, Arraial d’Ajuda, Caraíva, Pindorama, Trancoso e regiões indígenas adjacentes, gerenciando o tráfico de drogas, realizando homicídios e também a invasão de terras indígenas.
Segundo a fonte, o grupo é aliado ao Bonde do Maluco (BDM) na Bahia e vinculado ao Primeiro Comando da Capital (PCC) a nível nacional. "Ela se consideram a facção das três letras, rival ao Comando Vermelho (CV), que utilizam a simbologia do tudo 2. A Anjos da Morte o recorte do BDM em uma parte da região de Porto Seguro. São "facções" menores, que firmam parceria com as principais facções do estado, que é o CV ou BDM".
A facção é comandada por Uillian da Silva Guimarães, também conhecido como “Gordura, Gordão ou Guigó”. Além de ser o mandante da morte de Yane, possui outros dois mandados de prisão, já fugiu do presídio de Eunápolis em dezembro de 2023 e tem participação em homicídios, tráfico de drogas, latrocínio e roubos a bancos com utilização de explosivos.
Considerado foragido da Justiça, Gordura também é um dos suspeitos de matar o policial militar Denisson Rodrigues no município de São José da Vitória, sul da Bahia, em 2015, durante um assalto a uma agência dos Correios na região.
Gordura já ingressou no Baralho do Crime em 2024
O criminoso também já integrou o Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) em 2024. Uilian, através da facção Anjos da Morte, também é apontado como mandante de invasões e grilagem de terras na Aldeia Xandó, no Território Indígena (TI) Barra Velha, em março deste ano. A facção foi responsável por metralhar a casa de um Pataxó, atingindo vários familiares.
O líder da facção Anjos da Morte segue foragido. Segundo a Polícia Civil, informações que auxiliem o trabalho policial na captura deste e de outros foragidos podem ser enviadas através do número 181 (Disque Denúncia da SSP) ou por meio do site disquedenuncia.ssp.ba.gov.br.
Líder de facção Líder de facção é preso com R$ 100 mil e carro de luxo na Bahia
Oorganização MPBA deflagra operação contra organização criminosa que envolve agentes políticos de Madre de Deus
fraudes bancárias Polícia Federal deflagra operação contra fraudes bancárias envolvendo biometria de idosos
Megaoperação Megaoperação prende 39 suspeitos por tráfico, lavagem de dinheiro e disputa de territórios
Conflitos rurais PF deflagra operações contra conflitos rurais no sul da Bahia
Júri popular PM suspeito de matar gerente de supermercado na Bahia é absolvido após júri popular 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsas



