O Congresso Nacional sediará, entre 3 e 5 de junho, a 11ª edição do Fórum Parlamentar do BRICS, reunindo cerca de 150 parlamentares de 31 casas legislativas. Pela primeira vez, o evento contará com países parceiros — nações interessadas em ingressar futuramente no bloco.
Criado em 2015, o fórum promove a articulação entre parlamentos dos países-membros — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Indonésia — com foco em segurança internacional, desenvolvimento sustentável e governança multilateral.
A programação inclui encontros paralelos com deputadas e presidentes de comissões de relações exteriores. A atual presidência do BRICS, sob liderança do Brasil, tem como prioridade uma governança global mais inclusiva e temas como saúde, comércio, clima e inteligência artificial.
O grupo representa cerca de 40% do PIB global, metade da população mundial e parte significativa da produção de energia e minerais. Segundo Fabrício Cortes, coordenador do evento, o BRICS se consolida como alternativa ao G7 e propõe uma nova ordem internacional, mais multipolar e equitativa.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado



