O Congresso Nacional sediará, entre 3 e 5 de junho, a 11ª edição do Fórum Parlamentar do BRICS, reunindo cerca de 150 parlamentares de 31 casas legislativas. Pela primeira vez, o evento contará com países parceiros — nações interessadas em ingressar futuramente no bloco.
Criado em 2015, o fórum promove a articulação entre parlamentos dos países-membros — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Indonésia — com foco em segurança internacional, desenvolvimento sustentável e governança multilateral.
A programação inclui encontros paralelos com deputadas e presidentes de comissões de relações exteriores. A atual presidência do BRICS, sob liderança do Brasil, tem como prioridade uma governança global mais inclusiva e temas como saúde, comércio, clima e inteligência artificial.
O grupo representa cerca de 40% do PIB global, metade da população mundial e parte significativa da produção de energia e minerais. Segundo Fabrício Cortes, coordenador do evento, o BRICS se consolida como alternativa ao G7 e propõe uma nova ordem internacional, mais multipolar e equitativa.
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada
PIS/Pasep 2025 Prazo para saque do PIS/Pasep 2025 termina na segunda-feira
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano
Conta de luz Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra
Sisu 2026 MEC confirma datas do Sisu 2026 e adota notas das três últimas edições do Enem 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo



