A Bahia dá mais um passo decisivo para garantir a alfabetização das crianças com a realização do 1º Encontro Presencial de Articuladores Regionais da Rede Nacional de Articulação para a Alfabetização (Renalfa). O evento, iniciado nesta segunda-feira (14), prossegue até quarta-feira (16), em Salvador, promovendo reflexões, diálogos e trocas de experiências sobre a implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), com foco na gestão, formação e mobilização.
Durante três dias, cerca de 100 participantes, entre articuladores regionais, técnicos da Secretaria da Educação do Estado (SEC), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/Bahia) participam de mesas de debate e palestras com temáticas voltadas à avaliação; ao regime de colaboração e à autodeclaração racial no universo escolar. O encontro também abordará temas como o uso do material didático complementar, estratégias de recomposição das aprendizagens e a importância da articulação regional no acompanhamento pedagógico.
O encontro visa alinhar estratégias e fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios, priorizando a alfabetização de todas as crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. “É um evento estratégico. Estamos reunindo articuladores de todo o Estado, que vão atuar em cada um dos municípios em prol da alfabetização das crianças e dos adultos também”, ressaltou Helaine Pereira de Souza, superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, na abertura do evento. A mesa contou, ainda, com a presença do coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, José Bites; da professora Ieda Fátima da Silva, representando a Uneb; da coordenadora de Formação do Instituto Anísio Teixeira, Simone Alves; da coordenadora da Suped, Graziane Guimarães e de Eronize Lima Souza, representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação na Bahia (Undime).
A ação integra o esforço do Estado da Bahia para consolidar o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA) do Governo Federal e se articula com o recém-aprovado Programa Bahia Alfabetizada. Criado por meio de projeto de lei aprovado em março, pela Assembleia Legislativa da Bahia, o programa visa reduzir o analfabetismo e fortalecer a Educação Básica, com investimentos em bolsas, formação continuada e apoio técnico aos municípios, assegurando o direito de aprender a ler e escrever desde os primeiros anos escolares.
“É também um momento para o planejamento das ações que serão executadas esse ano. A Secretaria da Educação do Estado e a Undime vêm buscando dar todo o apoio aos municípios para que possamos alcançar os objetivos que estão previstos pela política nacional e, agora, pela política baiana”, ressaltou a representante da Undime, Eronize Lima.
Educação Estudantes do Colégio Estadual do Campo de Antônio Cardoso vivem dia de vibração na Arena Fonte Nova
Paralisação Assembleia da Rede Municipal de Feira de Santana define paralisação e reforça mobilização da categoria
Educação Governador abre ano letivo de 2026 da rede estadual durante inauguração de colégio requalificado em Salvador
Educação Acesso à internet avança e alcança 70% das escolas públicas
Educação Jornada Pedagógica 2026 é aberta em Santo Amaro com foco na alfabetização e inclusão
Educação Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28% 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas



