Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (8) indica que 52% dos brasileiros defendem a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por sua possível tentativa de golpe de Estado. Outros 42% discordam da medida, enquanto 7% não souberam responder.
O levantamento também questionou os entrevistados sobre a possibilidade de Bolsonaro ser de fato preso. Para 52%, isso não deve ocorrer. Já 42% acreditam na prisão do ex-presidente, e 7% não opinaram.
As opiniões variam conforme a região e o perfil dos entrevistados. No Norte e Centro-Oeste, há um empate técnico: 47% são favoráveis à prisão e 45% contrários. No Sul, a maioria, 49%, prefere que Bolsonaro permaneça livre, enquanto 46% defendem sua detenção.
Entre os católicos, 55% apoiam a prisão, ante 39% que se opõem. Já entre os evangélicos, o cenário se inverte: 54% rejeitam a ideia da prisão, e 38% a defendem.
Eleitores de Tarcísio de Freitas (Republicanos), possível candidato à Presidência em 2026, mostram forte alinhamento com Bolsonaro. Segundo a pesquisa, 79% desse grupo acreditam que o ex-presidente não deveria ser preso. Destes, 62% acham que a prisão tampouco acontecerá.
No Nordeste, 59% defendem a prisão de Bolsonaro, índice superior ao registrado em outras regiões. Entre as mulheres, 36% são contrárias à reclusão do ex-presidente. A taxa é semelhante à observada entre pessoas com ensino fundamental completo (35%).
Já entre os entrevistados com ensino superior, 50% apoiam a prisão. Entre os que ganham mais de dez salários mínimos, o índice chega a 47%.
Entre os jovens de 16 a 24 anos, 57% acreditam que Bolsonaro permanecerá livre. A mesma percepção aparece entre os que têm escolaridade média e aqueles que ganham entre dois e cinco salários mínimos, ambos com 56%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 3 de abril, com 3.054 brasileiros maiores de 16 anos, em 172 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado



