Segunda, 07 de Abril de 2025 18:29
75 9 9702 9169
Tech Chat GPT

A febre de desenhos no ChatGPT

Por João Paulo Just Peixoto

07/04/2025 11h11
Por: Karoliny Dias Fonte: João Paulo Just Peixoto

Essa foi uma semana agitada para os fãs das inteligências artificiais, principalmente para aqueles que usam as IAs generativas. A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, já possuía ferramentas para geração de imagens e vídeos: DALL-E e Sora, respectivamente. Ambas as ferramentas foram integradas ao ChatGPT de forma que qualquer usuário possa pedir à IA que gere imagens ou vídeos a partir de uma descrição textual. Isso não é nenhuma novidade, a novidade da semana é que as ferramentas foram aprimoradas, conseguindo copiar estilos de desenhos de estúdios famosos.

Eu fiz alguns testes usando a foto que um amigo me enviou. Subindo a foto para o ChatGPT, pedi que ele criasse uma imagem no estilo do desenho dos Simpsons. Após aproximadamente um minuto a IA me deu esta imagem à esquerda, bastante fiel às feições do meu amigo. A partir daí qualquer um pode brincar à vontade com a ferramenta. Outros estilos de desenhos animados podem ser copiados.
Um estilo bastante solicitado, por exemplo, é do estúdio de animações Ghibli, que inclusive, foi o que começou essa febre. Algumas pessoas do meu círculo de amizade estavam postando imagens neste estilo, feitas também no ChatGPT, então decidi arriscar e fiz várias fotos minhas e da minha família no estilo dos Simpsons.

Segundo o próprio ChatGPT (sim, eu perguntei a ele), essas imagens não infringem nenhuma lei de direitos autorais, pois a ferramenta está criando desenhos a partir de uma descrição ou foto do usuário, usando apenas um estilo de traços de alguma obra ou estúdio. Porém, ao pedir ao ChatGPT que incluísse um personagem de um destes desenhos animados na minha imagem ele se recusou, pois aí sim estaria infringindo direitos autorais.

Como criar uma imagem no ChatGPT?

Vamos então ao que interessa: como fazer estas imagens?

Para gerar imagens basta entrar no site do ChatGPT em chat.openai.com e iniciar uma conversa. Nesta conversa você pode gerar imagens de duas formas. A primeira maneira de gerar uma imagem é simplesmente descrevendo o que você quer (e isto serve para qualquer tipo de imagem), acrescentando a informação sobre o estilo de desenho que deseja. Por exemplo: “Desenhe uma pessoa em pé, de cabelo preto e curto, com uma camisa cinza, usando o estilo de desenho da Turma da Mônica.”. O ChatGPT irá processar por alguns minutos e lhe entregar uma imagem com a descrição que você solicitou. Você ainda pode alterar o resultado com um novo pedido. Por exemplo: “Troque a camisa dele por uma de cor azul.”. Após chegar na imagem desejada você poderá baixá-la pelo celular ou computador.

A outra forma de gerar imagens é usando uma foto como ponto de partida. Se estiver usando o celular você verá um pequeno ícone do lado esquerdo da caixa de texto onde você digita as perguntas com a imagem de duas fotos (o primeiro ícone ao lado esquerdo do botão “Buscar”). Este é o ícone da galeria. Toque neste ícone e selecione uma foto do seu celular (no computador o ícone tem um sinal de +). Após selecionar a foto, solicite a imagem. Por exemplo: “Transforme esta foto em um desenho no estilo Simpsons.”. O ChatGPT vai processar por um instante e lhe entregar a foto.

Você pode ainda ser mais criativo e pedir à IA que coloque o rosto de alguém da foto na pintura da Monalisa (ou qualquer outra obra de arte), rendendo boas risadas entre os amigos.

Enfim, a inteligência artificial está progredindo cada vez mais e, em comparação com o início da IA generativa, está produzindo imagens muito boas. É possível também solicitar vídeos de até 20 segundos, mas este recurso é pago e querer uma assinatura do ChatGPT, que pode chegar aos 200 dólares mensais. A funcionalidade de gerar imagens pode ser usada na versão gratuita, mas há um limite de imagens por dia.

Por João Paulo Just Peixoto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.