O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento da investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ) por suposta fraude no cartão de vacinação contra a Covid-19. A decisão atende pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta quinta-feira (27).
Segundo a PGR, não há elementos para justificar sua “responsabilização”. No entanto, na decisão, o ministro determina que a parte da investigação envolvendo o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, e outras pessoas sem foro, seja remetida para a primeira instância.
Moraes ainda destaca que a investigação pode ser reaberta caso surjam novas provas. A decisão de arquivar é praxe após a solicitação da PGR.
Em março de 2024, a Polícia Federal indiciou Bolsonaro, Cid e outras 15 pessoas, pela suposta falsificação do certificado de vacinação dele. O ex-presidente teria falsificado também o cartão de sua filha Laura Bolsonaro, para acessar os Estados Unidos em dezembro de 2022. A investigação da PF concluiu que eles inseriram informações falsas no sistema de vacinas do governo federal.
Cancelou Moraes cancela pronunciamento convocado após decisões de Fachin em meio à crise no STF
Greve Caixa entra em greve e Banco do Brasil em paralisação parcial nesta quinta-feira (10)
Coletiva de imprensa Moraes convoca imprensa para pronunciamento no plenário da 1ª turma
Filme Dark Horse: caso aumenta temor em aliados de Flávio Bolsonaro com STF
Eleições 2026 Pesquisa Meio/Ideia mostra Lula e Flávio Bolsonaro empatados em 46% no cenário de segundo turno
Decisão Dino determina retorno de diretor-geral e chefe de Inteligência da PF 
Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 32°
Tempo nublado


