Sábado, 02 de Agosto de 2025 15:48
75 9 9702 9169
Brasil Julgamento

STF inicia julgamento de Bolsonaro e outros acusados da trama golpista nesta terça-feira (25)

Caso a denúncia seja aceita, eles se tornarão réus e passarão a responder judicialmente pelas infrações alegadas.

25/03/2025 08h13
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia.Ba
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (25), o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado, envolvendo acontecimentos de 2022.

A Primeira Turma da Corte, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino, será a responsável por avaliar a admissibilidade da denúncia apresentada PGR.

O julgamento começará às 9h30 e está previsto para durar até as 12h, quando será feita a leitura do relatório por Alexandre de Moraes, relator do caso. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, fará a sustentação oral para justificar as acusações da PGR. Após a fala do procurador, as defesas dos denunciados terão 15 minutos cada para se manifestar, com a ordem de pronunciamento sendo determinada pelo presidente da turma, ministro Cristiano Zanin.

Após as manifestações, o ministro Moraes votará sobre a admissibilidade da denúncia. Os outros integrantes da Primeira Turma também se pronunciarão, e, se a denúncia for aceita, os réus serão formalmente processados, com novos julgamentos pela Corte nos próximos meses.

Além de Bolsonaro, os acusados enfrentam uma série de acusações, como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e crimes contra o patrimônio público. Caso a denúncia seja aceita, eles se tornarão réus e passarão a responder judicialmente pelas infrações alegadas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.