Sábado, 19 de Abril de 2025 18:10
75 9 9702 9169
Brasil Tentativa de golpe

Pesquisa aponta que 51% dos brasileiros são contra anistia pelos ataques de 8/1

Levantamento mostra que outros 37% são a favor de perdoar presos pelo vandalismo em Brasília Redação.

21/03/2025 09h28
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia.Ba
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Pesquisa PoderData divulgada nesta sexta-feira (21) aponta que 51% dos brasileiros são contra anistiar os presos pelos ataques aos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Outros 37% defendem perdoar as pessoas detidas na capital no dia dos atos. Há ainda 12% que não souberam responder. O levantamento foi realizado entre 15 e 17 de março.

A proposta de anistiar os autores dos atos antidemocráticos é apoiada e impulsionada por políticos de oposição, em especial, os ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No domingo (16), durante a realização desta pesquisa, o ex-presidente reuniu apoiadores no Rio em um ato para defender a medida. Cerca de 26.000 pessoas estiveram presentes, o menor público do ex-presidente.

A pauta é agora considerada prioridade na Câmara dos Deputados pela legenda de Bolsonaro, o Partido Liberal. O líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (do Rio de Janeiro), diz que a bancada vai aguardar o retorno do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que viajará ao Japão na próxima semana, para depois pressionar pela votação do projeto.

O projeto caminhava para ser aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) em 2024, mas foi para uma comissão especial por determinação do ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), o que atrasou a sua votação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.