A Caravana de Direitos Humanos, uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), segue crescendo e alcançando cada vez mais pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 2025, o projeto será ampliado, com a realização de 32 edições e um investimento de R$ 11,2 milhões, permitindo que os serviços itinerantes cheguem a 256 municípios, com a meta de atingir 80 mil atendimentos. O ato de assinatura das parcerias, com vigência até 2026, e do contrato com a Fundação Luiz Eduardo Magalhães (Flem), foi realizado hoje, 13, no Salão de Atos da Governadoria, marcando um passo significativo para a estruturação do projeto. Autoridades do Governo e do Sistema de Justiça marcaram presença.
A nova parceria com a Flem possibilitará aprimorar a execução das Caravanas, garantindo equipe própria e a contratação de serviços especializados para tornar o modelo itinerante ainda mais eficiente. Já os serviços e oficinas ofertados, foram garantidos com a assinatura dos Temos de Cooperação com os parceiros do governo do estado, órgãos do sistema de justiça, do poder público federal, entidades e iniciativas privadas.
“A Caravana de Direitos Humanos já é uma referência em todo o estado, promovendo acesso a serviços essenciais, palestras, oficinas e capacitações para gestores nas mais diversas temáticas dos direitos humanos. Mais do que isso, cumprimos uma missão fundamental: transformar vidas e realidades. Afinal, direitos humanos nada mais são do que um compromisso coletivo, solidário e generoso, garantindo que todos tenham direitos iguais dentro da vida democrática. Diante disso, estamos assistindo à celebração do maior passo institucional em favor da cidadania capitaneada pelo governo do estado.”, destacou o anfitrião do evento e secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas.
Em 2024, a Caravana de Direitos Humanos já havia alcançado mais de 25 mil pessoas em 17 edições, com foco especial nas comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas. Em 2025, a meta é expandir ainda mais o alcance, levando serviços essenciais, oficinas, palestras e capacitações para gestores municipais e lideranças comunitárias. Como em 2024, a missão é fixar a experiência da ação itinerante pelos territórios em que passa, fortalecendo a rede e lideranças locais e promovendo a autonomia cidadã da população.
Primeira parada: Pelourinho
O roteiro da Caravana 2025 já tem seu primeiro destino definido: o bairro do Pelourinho, na capital baiana. O Centro Histórico de Salvador receberá os serviços nos dias 27 e 28 de março, firmando um marco importante no aniversário de Salvador (29/03). Entre os serviços já confirmados, emissão de documentação civil, renegociação de dívidas com o Procon-Ba, atendimento com Embasa e Coelba, atendimento jurídico para reconhecimento de paternidade, exame de DNA, entre outros.
“A expansão da parceria itinerante também reforça a importância de levar os serviços para locais históricos como o Pelourinho, não apenas por seu valor arquitetônico e turístico, mas, sobretudo, por ser um espaço de resistência, cultura e identidade para muitas comunidades. Levar a ação conjunta para o coração da cidade é garantir que direitos cheguem a quem mais precisa, onde a população vive, trabalha e constrói sua história”, afirmou Freitas, titular da SJDH.
Parcerias
O projeto conta com uma ampla rede de parceiros institucionais, incluindo secretarias de estado, órgãos do sistema de justiça, instituições federais, iniciativa privada e entidades. Entre os principais parceiros estão: Secretarias estaduais: Seagri, Seades, Secult, SDR, SEC, Seplan, SPM, Sepromi, Serin/Cojuve, Sesab, SSP (IIPM, SPREV), Setre; Órgãos do sistema de justiça e federais: MPBA, MPT, SRT/MTE, DPE, DPU, TJBA, TRT5, TRE, PRF, INSS; demais parceiros: ARPEN/BA, EMBASA, COELBA/Neoenergia.
consolidação Thiago Garrides, da Cactus Gaming, explica a consolidação do mercado de apostas no país ao longo de 2025
violência Governo da Bahia lança catálogo com foragidos por violência contra a mulher
Turismo na Bahia Bahia cresce mais de 50% na chegada de turistas internacionais em 2025
Criança baleada Criança de 11 anos é baleada acidentalmente pelo pai no interior da Bahia
Orquestra Apresentação Histórica de Orquestra entre Ruínas do século XVll, acontece em comunidade rural de Cachoeira
PMBA se manifesta PMBA se manifesta após prisão de capitão em Megaoperação 
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 34°
Tempo nublado



