O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira (7) que a expectativa é de queda nos preços dos alimentos no primeiro semestre de 2025, impulsionada por uma supersafra prevista para o período.
Em entrevista à Rádio Metropole, o titular da Casa Civil relembrou o ano de 2024 e disse que foi "muito atípico" do ponto de vista climático. No primeiro semestre, o país enfrentou uma forte seca, que afetou a produção agrícola. No segundo, as enchentes no Rio Grande do Sul — estado responsável por mais da metade da produção de arroz no Brasil — impactaram a oferta e os preços dos alimentos.
"A expectativa é de supersafra, o clima está ajudando. Até o final do primeiro semestre, todos os dados indicam uma grande colheita, o que deve levar à queda nos preços dos alimentos. O cenário é positivo", afirmou o ministro.
A entrevista de Rui Costa aconteceu um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relacionar na Rádio Metropole, que a inflação no preço dos alimentos está ligado à alta do dólar, ao que ele chamou de 'arapuca' do Banco Central e ao aumento de exportações.
Aprovação Senado aprova nova faixa de isenção do IR e taxação dos mais ricos
Economia Incentivos Fiscais: conselhos Probahia e Desenvolve aprovam mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos para a Bahia
IR Senado vota nesta terça projeto que eleva para R$ 5 mil a faixa de isenção do IR; relator mantém texto da Câmara
Economia Confiança do empresariado baiano cresce em outubro e atinge melhor nível do ano, aponta SEI
Emprego e renda Com mais 11.350 postos em setembro, a Bahia contabiliza 99.732 novas vagas no ano
Economia Tarifaço dos EUA afeta 73,8% das exportações brasileiras, aponta Ricardo Alban 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



