O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira (7) que a expectativa é de queda nos preços dos alimentos no primeiro semestre de 2025, impulsionada por uma supersafra prevista para o período.
Em entrevista à Rádio Metropole, o titular da Casa Civil relembrou o ano de 2024 e disse que foi "muito atípico" do ponto de vista climático. No primeiro semestre, o país enfrentou uma forte seca, que afetou a produção agrícola. No segundo, as enchentes no Rio Grande do Sul — estado responsável por mais da metade da produção de arroz no Brasil — impactaram a oferta e os preços dos alimentos.
"A expectativa é de supersafra, o clima está ajudando. Até o final do primeiro semestre, todos os dados indicam uma grande colheita, o que deve levar à queda nos preços dos alimentos. O cenário é positivo", afirmou o ministro.
A entrevista de Rui Costa aconteceu um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relacionar na Rádio Metropole, que a inflação no preço dos alimentos está ligado à alta do dólar, ao que ele chamou de 'arapuca' do Banco Central e ao aumento de exportações.
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas