O desabamento do forro de uma das mais importantes construções do barroco brasileiro - em Salvador, deixando uma vítima e feridos nesta quarta-feira, 5 - voltou a chamar a atenção para problemas na preservação do patrimônio cultural no País. A Igreja de São Francisco é tombada e parte do conjunto de construções históricas da capital da Bahia reconhecido como patrimônio mundial (“da humanidade”) há 40 anos.
“É uma tragédia, e umas situações mais graves que já tivemos no centro histórico”, descreve o arquiteto e urbanista Nivaldo Andrade, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e integrante do conselho consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Tem diversas igrejas tombadas no centro histórico com problema, algumas melhores e outras piores que essa”, completa.
O balanço da Defesa Civil de Salvador mais recente aponta, por exemplo, ao menos 2,7 mil casarões e outras construções históricas do centro e entorno em risco. O Iphan também chegou a reconhecer problemas em imóveis na capital da Bahia recentemente, que estaria com a preservação “comprometida”. Andrade destaca, contudo, que a situação se repete nas demais cidades históricas brasileiras.
Entre especialistas, a construção que desabou é considerada uma obra-prima. “É um edifício que se esperava seguro, por ser aberto à visitação turística. Pessoas de todo o mundo vinham visitar e pagar para isso”, completa Andrade.
O Iphan divulgou uma nota em que afirma ter notificado, em 2022, a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil (proprietária e responsável pela igreja) pela necessidade de conservação. Também afirmou que iria fiscalizar a situação do imóvel nesta quinta-feira, 6, após ser comunicado de problemas no forro há cerca de dois dias, mas que a notificação não indicava emergência.
Para o professor da UFBA, a situação demonstra a importância de mais investimentos públicos e privados para a preservação, que é um problema “complexo” e de décadas. Não só para a recuperação do patrimônio, mas até para a prevenção de novas mortes. “O turismo em Salvador é de festa, praia e, também, de patrimônio. É uma questão para refletir”, diz.
Merenda Escolar Secretaria de Educação Emite Nota Técnica em relação a Merenda Escolar
Chuva de granizo Chuva de granizo no sudoeste baiano surpreende população
Câncer de pulmão Bahia recebe primeiro centro de referência no tratamento do câncer de pulmão do Brasil
Novo empréstimo Governador da Bahia encaminha à AL-BA pedido de autorização para empréstimo de R$ 2 bilhões junto ao Banco do Brasil
Salvador Em áudio enviado para colegas, professora conta como quase foi envenenada por alunos na Bahia: “Não aceitem nada deles”
Clima e tempo Ciclone extratropical provoca chuva na Bahia nesta quinta-feira 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



