O Governo Federal anunciou na terça-feira (4) a redução de 20% para 15% no limite de alimentos processados e ultraprocessados nos cardápios da merenda escolar. Medida tem o objetivo de promover uma alimentação mais saudável para os estudantes e foi revelada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante abertura da 6ª edição do Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), realizada em Brasília.
Lula mencionou a importância de uma alimentação de qualidade para o aprendizado, afirmando que “ninguém consegue estudar de barriga vazia”. O petista enfatizou que as crianças e jovens que não têm acesso a uma refeição nutritiva antes de ir à escola enfrentam dificuldades de aprendizagem, ressaltando que a fome afeta diretamente a capacidade de concentração.
A resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), estabelece que, até 2026, o limite de alimentos ultraprocessados será ainda mais restrito, caindo para 10%. A mudança visa atender à crescente preocupação com a saúde alimentar dos estudantes, especialmente em um país onde o excesso de peso e a obesidade infantil têm se tornado problemas alarmantes.
Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional 2023, do Ministério da Saúde, 14,2% das crianças brasileiras com menos de cinco anos estão com sobrepeso ou obesidade — um número que é mais de duas vezes superior à média global, de 5,6%. Entre os adolescentes, a taxa é ainda mais preocupante, atingindo 33% da população jovem.
O PNAE, que atende 40 milhões de estudantes em 150 mil escolas públicas de todo o Brasil, tem um impacto direto na saúde de cerca de 50 milhões de refeições diárias, com um custo anual de aproximadamente R$ 5,5 bilhões. A mudança nos cardápios de escolas públicas busca melhorar a qualidade nutricional das refeições, oferecendo opções mais balanceadas aos alunos de todas as regiões do país.
O evento contou com a presença de autoridades como o ministro da Educação, Camilo Santana, além de merendeiras, nutricionistas, professores, gestores e estudantes. A edição de 2025 do Encontro Nacional do PNAE também marcou o retorno do evento após 15 anos de intervalo.
Recorde histórico Brasil bate recorde histórico no turismo internacional em 2025
Erotização Projeto que proíbe erotização infantil em anúncios avança na Câmara
Enem 2025 Resultados do Enem 2025 e do Sisu movimentam calendário estudantil em janeiro
Globo da Morte Mulher fica ferida após manobra em “Globo da Morte” no Piauí
inteligência artific Mulher denuncia inteligência artificial por gerar foto sua sem roupa
transição do INSS Aposentadoria em 2026: veja o que muda nas regras de transição do INSS 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas



