Políticos baianos participaram ontem da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. Participando em Washington, DC, de um encontro de parlamentares brasileiros que se fazem presentes no evento, o deputado estadual Leandro de Jesus (PL), que representa a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na oportunidade, reiterou a importância da volta de Trump para a “proteção da liberdade” de países que sofrem com ditaduras.
Ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Leandro salientou que o novo gestor tem recebido informações sobre o Brasil, principalmente envolvendo as questões jurídicas que envolvem os impedimentos de Bolsonaro em solo brasileiro.
“Não há como negar que existe uma perseguição contra o presidente Bolsonaro. Não há motivos para terem negado a ele a possibilidade de vir aos EUA. Negaram um convite do presidente da maior nação do mundo, e isso chamou atenção de todo o planeta. Todos sabem agora o que ocorre no Brasil”, disse o deputado.
O parlamentar ainda esteve reunido com Steve Bannon, ex-estrategista-chefe da Casa Branca e conselheiro sênior de Trump. “Estive reunido com Steve Bannon, agenda em que teve o Brasil como foco. Na pauta, o ativismo judicial que se transformou em ditadura no Brasil, perseguição política contra Bolsonaro e estratégias em geopolítica para libertar o Brasil”, completou Leandro.
O deputado estadual Diego Castro também esteve no país. No domingo, ele participou do baile de posse do presidente. O evento exclusivo reuniu cerca de 700 convidados de diversas partes do mundo, incluindo deputados, senadores, governadores e chefes de Estado. Entre as personalidades presentes estavam os presidentes da Argentina, Javier Milei, e do Paraguai, Santiago Peña. O deputado federal Capitão Alden também representou o Brasil neste evento.
“Participar deste evento histórico é uma honra. Estou feliz em estar aqui representando os baianos de direita, que sabem da importância dessa vitória para todo o mundo. A posse de Donald Trump simboliza uma nova era para a direita mundial, trazendo esperança para aqueles que defendem a liberdade, a soberania e os valores conservadores. Este é um momento de fortalecimento das ideias que compartilhamos e da resistência contra as pautas globalistas que tentam enfraquecer as nações,” afirmou Diego.
O deputado também lamentou a ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na cerimônia, devido às restrições judiciais que o impediram de viajar aos Estados Unidos. Para ele, a situação escancara para o mundo a perseguição política que o ex-presidente vem sofrendo no Brasil. “É lamentável que o presidente Jair Bolsonaro não tenha podido comparecer a este momento significativo. Sua ausência evidencia ainda mais para a comunidade internacional a perseguição política que está em curso no Brasil. Precisamos resgatar a plena democracia no nosso país, pois o que temos hoje é um falso discurso de democracia sendo usado para perseguir opositores,” disse.
O presidente do PL Bahia, João Roma, não participou da posse, mas usou as redes sociais para desejar boa sorte e sucesso ao presidente americano. "O presidente Donald Trump assume hoje a presidência dos Estados Unidos com o compromisso de escrever um novo capítulo, com a missão desafiadora de unir os povos e resgatar o amor à pátria", postou Roma.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 27°
Parcialmente nublado