Sexta, 18 de Julho de 2025 07:26
75 9 9702 9169
Bahia Após chuvas

Após dias de muita chuva e transtornos, o sol volta a predominar no Estado

Segundo a meteorologista do órgão, Claudia Valéria, esse sistema é comum no verão de grande parte do Brasil, inclusive na Bahia.

16/01/2025 08h41
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

A Bahia enfrentou uma semana de fortes chuvas, mas a previsão é que a partir de desta sexta-feira (17), o sol predomine em todo o estado. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que atribui a condição climática enfrentada nos últimos dias à atuação de Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Segundo a meteorologista do órgão, Claudia Valéria, esse sistema é comum no verão de grande parte do Brasil, inclusive na Bahia. Dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) apontam que 69 municípios baianos foram afetados pelas chuvas entre os dias 10 e 15 de janeiro; sendo que 13 decretaram situação de emergência: Jaguaquara, Maiquinique, Itajuípe, Floresta Azul, Coaraci, Aurelino Leal, Firmino Alves, Rio Real, Itororó, Itambé, Itapebi, Ubatã e Andorinha.

Conforme o órgão estadual, segue vigente o alerta de “Movimento de Massa Moderado” para Salvador, Ilhéus, Itabuna, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. Na capital baiana, até às 18h de ontem, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) já havia registrado 49 ocorrências relacionadas às chuvas, a maior parte delas nas regiões do Subúrbio/Ilhas (10) e Centro/Brotas (8). Dentre as solicitações, estão: 14 ameaças de desabamento, 12 ameaças de deslizamento de terra e três deslizamentos de terra.

O Inmet manteve ontem o alerta laranja, de chuvas intensas, para 319 cidades baianas. Nesta condição, as chuvas podem variar de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), conforme boletim válido até às 10h desta quinta-feira (16).

O órgão federal aponta risco de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Com foco na segurança da população, o Inmet orienta: em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.