No ano passado, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, emitiu 3.620 alertas de desastres — maior número desde o início do monitoramento em 2011.
Em 2024, foram registrados 1.690 desastres; terceiro maior registro da série. O ano foi marcado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que deixaram milhares de pessoas desabrigadas.
Cerca de metade dos alertas (53%) foram de risco geológico, como deslizamentos de terra. Os outros alertas (47%) foram associados a riscos hidrológicos, como enxurradas e transbordamentos de rios e córregos.
Dois terços dos alertas são de origem hidrológica, o que indica a predominância de enchentes e enxurradas, com destaque para as áreas urbanas e mais vulneráveis, de acordo com o Cemaden.
Regiões mais afetadas
Os alertas e as ocorrências registradas pelo Cemaden se concentraram nas grandes regiões metropolitanas do Brasil, como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).
No ranking dos municípios, Manaus (AM) é a cidade com o maior número de alertas emitidos (50). Na sequência, estão Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), ambas com 41 alertas.
Entre as cidades com maior número de ocorrências de desastres, estão Petrópolis (RJ) com 44 registros, seguida por Salvador (BA), com 33, e São Paulo (SP), com 27.
 Nome limpo  Feirão Limpa Nome volta a ser realizado a partir desta segunda com descontos de até 99%; saiba como participar 
 terras indígenas Lula diz que demarcação de terras indígenas não depende só do presidente 
 Situação de rua Brasil registra 358 mil pessoas em situação de rua, com crescimento expressivo no Norte 
 COP 30 Lula inaugura obras em Belém e participa de eventos ligados à COP30 
 Novo presidente  Edson Fachin assume presidência do STF para o biênio 2025-2027 nesta segunda 
 Redução  Congresso aprova medida provisória que deve reduzir contas de luz a partir de 2026 
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 35°
Chuvas esparsas



