O prefeito reeleito de Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano, Zé Cocá (PP), fez cobranças ao governo do estado durante o evento de posse nesta quarta-feira (1°). O gestor voltou a tocar no tema da segurança e citou a necessidade da construção de um novo aeroporto e centro industrial. Ainda nesta quarta, Jequié registrou mais uma tentativa de homicídio.
Segundo o Blog do Marcos Frahm, o fato ocorreu na festa de réveillon na praça Ruy Barbosa. Em dezembro passado, o município já registrava 80 homicídios no ano, número superior aos 55 registrados em todo o ano de 2023, um aumento de 45,45%.
Em 2022, a cidade chegou a liderar o ranking nacional, com uma taxa de 88,8 homicídios por 100 mil habitantes. O município foi também o que mais registrou mortes em ações policiais no Brasil, em 2023, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Zé Cocá foi reeleito em outubro passado com 91,97% dos votos válidos, e vai governar a cidade até 2028.
Eleições 2026 TRE-BA inicia preparação de urnas em 199 zonas eleitorais
Agricultura Agricultura baiana cresce 16,9% e São Desidério fica entre os maiores produtores do país
Apuração Ministério Público apura fraude bilionária em comercialização de precatórios no TJBA
Eleições 2026 Quanto vale cada voto na briga para se eleger deputado federal ou estadual na Bahia
Mundo Governo Lula refuta acusação de falha no combate a facções e diz que EUA ignoram esforços brasileiros
IPTU Operação Valor Venal investiga fraude no IPTU envolvendo quase 700 imóveis em Salvador 
Mín. 20° Máx. 25°
Mín. 20° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Parcialmente nublado


