Segunda, 07 de Abril de 2025 08:53
75 9 9702 9169
Educação Educação

Pablo Roberto é o novo secretário de Educação de Feira de Santana

Nome do vice-prefeito como secretário foi anunciado nesta sexta-feira (27).

28/12/2024 11h23
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Boca de Forno News
Foto: Boca de Forno News

O vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto, foi anunciado como o novo secretário de Educação do município. No primeiro momento, ele pretende trabalhar muito. “É muito prematuro pensar em projetos, muito embora muitos já estejam na cabeça e no coração. Estamos levantando números, indicadores, buscando no território brasileiro onde temos boas experiências no processo de educação. Feira avançou muito nos últimos anos em sua estrutura física, com belas escolas, com muitas quadras poliesportivas, com um prédio completamente moderno da Secretaria de Educação que é também um centro de formação, mas nós precisamos melhorar os indicadores do IDEB”, disse.

Os primeiros 15 dias na Secretaria serão de encontro, de conversas, de ouvir os gestores, professores e as pessoas que trabalham com a educação da cidade, diz Pablo. “Pessoas que querem ajudar e a partir daí a gente buscar para virar essa página. Eu diria que a nossa prioridade nesse momento é essa”.

Em relação aos equipamentos nas escolas, Pablo diz que os que tem hoje na cidade podem ser comparados com os de escolas particulares. “Foram muitos investimentos feitos. Os investimentos em educação é algo que nunca para de ser feito porque todo dia se moderniza, aparece equipamentos novos. Precisamos agora chamar toda equipe da Secretaria, conversar e ver o que, dentro das possibilidades de cada um, pode ser feito  para ajudar e estar sempre contribuindo, colaborando para que a educação possa estar sempre em evidência e melhorando a qualidade da educação em nossa cidade”.

As outras experiências que teve como secretário de Ação Social; Prevenção à Violência e de Agricultura lhe deram a noção de como é que a máquina pública funciona e como é o rito processual, ressalta. “Claro que a Educação é um desafio muito maior. Nós estamos falando de uma Secretaria muito grande e de fundamental importância na administração pública e na vida da cidade. Passei os últimos 60 dias estudando, me qualificando, buscando informações e espero que agora a gente possa trabalhar muito por nossa cidade”. Em relação a sua equipe, Pablo disse que já está trabalhando, conversando e espera que até na próxima terça ou quarta-feira possa apresentar quem vai o auxiliar na Secretaria de Educação.

Há ainda uma reclamação por parte de pessoas residentes em locais longínquos de Feira de Santana da falta de atenção da Secretaria de Educação. Para essas pessoas, o novo secretário diz que vai garantir que nenhum aluno fique fora da escola ou tenha qualquer tipo de dificuldade para ter acesso a ela. “É o que preconiza a lei e isso é muito claro na minha cabeça, na cabeça de Zé Ronaldo e de toda a equipe do governo. Inclusive foi um dos primeiros pedidos que o Zé Ronaldo fez. Eu confesso que eu não tenho essa informação de que existe algum tipo de dificuldade nesse sentido. Agora, claro que, caso chegue ao nosso conhecimento, nós iremos de forma muito rápida e célere tomar medidas para que isso não possa acontecer”.

A situação dos precatórios é uma problemática que ano após ano se renova. Questionado sobre como ficará o seu relacionamento com a APLB, Pablo lembra que já foi sindicalista, sempre teve uma relação muito forte e de muito respeito. “Eu entendo qual é o papel do sindicato e o sindicato entende também qual é o papel do governo, da gestão. Nós iremos dialogar e conversar sempre com o objetivo de estar sempre à mesa discutindo as questões. Sobre outros assuntos, nós vamos esperar primeiro acontecer no dia a dia, conhecer de fato quais são as dificuldades e a partir daí, ponto a ponto, buscar resolver”.

Perguntado se já tem um plano definido para priorizar também o sistema educacional nas zonas rurais e distritais da Feira de Santana, ele salienta que, quando fala que nenhum aluno ficará fora da escola, fala da cidade como um todo. “Então, todas essas questões de planejamento, de calendário escolar, que já foi inclusive aprovado, já está tudo tramitando, isso tudo é um processo contínuo e que não depende do secretário ou do prefeito. Mas claro que se houver eventualmente alguma dificuldade acontecendo nós estaremos prontos para atender e buscar solucionar esses problemas”, finaliza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.