Durante uma audiência virtual realizada nesta quinta-feira (26), o Ministério Público do Trabalho (MPT) afirmou que os 163 trabalhadores chineses resgatados em situação de trabalho análogo à escravidão na obra da BYD foram vítimas de tráfico internacional de pessoas. Os trabalhadores serão abrigados em hotéis até o fim das negociações para rescisão dos contratos.
Em nota ao G1, o MPT afirmou que apesar de questionar a classificação como tráfico internacional, a BYD e a construtora terceirizada JimJiang Open Engineering se comprometeram a contribuir com a proteção dos chineses. Além disso, deverão compartilhar todos os documentos e informações necessárias sobre o alojamento em que os resgatados estarão.
As empresas também devem encaminhas os chineses para emissão de CPF, para que posteriormente consigam receber os pagamentos rescisórios e indenizações. A tratativa está sendo feita pela Defensoria Pública da União (DPU) está em diálogo com a Receita Federal.
Outra decisão realizada em audiência é que os trabalhadores devem ser conduzidos à Polícia Federal para obtenção do Registro Nacional Migratório (RNM). A contratante ainda deverá comprar as passagens e dar uma ajuda de custo de até 120 dólares americanos para que sete chineses retornem à China.
Nova audiência está prevista para o dia 7 de janeiro. Nela deverá ser apresentada pelas empresas envolvidas uma proposta de termo de ajuste de conduta.
Encontro Prefeito de Antônio Cardoso, Jocivaldo dos Anjos destaca papel dos municípios na economia circular durante a FNEC 2026
Entrega Prefeitura de Santo Amaro entrega mais de mil escrituras na Candolândia e anuncia pacote de ações em infraestrutura, saúde e educação
Chuvas na Bahia Governo reconhece situação de emergência em três cidades da Bahia
Investimentos Com recursos de R$ 1,55 bilhão, Jerônimo Rodrigues autoriza mais de 670 obras na Bahia
Inclusão Feira de Santana sedia fórum sobre inclusão e saúde emocional com foco em crianças e adolescentes
Curso técnico IFBA abre inscrições para curso técnico gratuito em Segurança do Trabalho em Santo Amaro 
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 30°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 30°
Chuvas esparsas


