Durante uma audiência virtual realizada nesta quinta-feira (26), o Ministério Público do Trabalho (MPT) afirmou que os 163 trabalhadores chineses resgatados em situação de trabalho análogo à escravidão na obra da BYD foram vítimas de tráfico internacional de pessoas. Os trabalhadores serão abrigados em hotéis até o fim das negociações para rescisão dos contratos.
Em nota ao G1, o MPT afirmou que apesar de questionar a classificação como tráfico internacional, a BYD e a construtora terceirizada JimJiang Open Engineering se comprometeram a contribuir com a proteção dos chineses. Além disso, deverão compartilhar todos os documentos e informações necessárias sobre o alojamento em que os resgatados estarão.
As empresas também devem encaminhas os chineses para emissão de CPF, para que posteriormente consigam receber os pagamentos rescisórios e indenizações. A tratativa está sendo feita pela Defensoria Pública da União (DPU) está em diálogo com a Receita Federal.
Outra decisão realizada em audiência é que os trabalhadores devem ser conduzidos à Polícia Federal para obtenção do Registro Nacional Migratório (RNM). A contratante ainda deverá comprar as passagens e dar uma ajuda de custo de até 120 dólares americanos para que sete chineses retornem à China.
Nova audiência está prevista para o dia 7 de janeiro. Nela deverá ser apresentada pelas empresas envolvidas uma proposta de termo de ajuste de conduta.
Merenda Escolar Secretaria de Educação Emite Nota Técnica em relação a Merenda Escolar
Chuva de granizo Chuva de granizo no sudoeste baiano surpreende população
Câncer de pulmão Bahia recebe primeiro centro de referência no tratamento do câncer de pulmão do Brasil
Novo empréstimo Governador da Bahia encaminha à AL-BA pedido de autorização para empréstimo de R$ 2 bilhões junto ao Banco do Brasil
Salvador Em áudio enviado para colegas, professora conta como quase foi envenenada por alunos na Bahia: “Não aceitem nada deles”
Clima e tempo Ciclone extratropical provoca chuva na Bahia nesta quinta-feira 
Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuva



