Sexta, 18 de Julho de 2025 13:20
75 9 9702 9169
Bahia Bahia

Crianças e adolescentes são maiores vítimas de violações de direitos humanos na Bahia

Vítimas de violência poderão buscar apoio no Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes Violentos (Navv) na sede do Ministério Público da Bahia, em Salvador.

17/12/2024 08h56
Por: Karoliny Dias Fonte: Metro1
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Crianças e adolescentes são as principais vítimas de violações de direitos humanos na Bahia, com 79.813 ocorrências registradas neste ano, conforme dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). As denúncias foram feitas principalmente pelo Disque 100, canal de denúncias anônimas. O número de violações é maior que o de denúncias, pois cada ocorrência pode envolver mais de um crime, como maus-tratos, abusos sexuais e exploração.

A partir de terça-feira (17), vítimas de violência poderão buscar apoio no Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes Violentos (Navv), na sede do Ministério Público da Bahia, em Salvador. O núcleo oferece atendimento psicológico, jurídico e acolhimento às vítimas, com estrutura que inclui brinquedoteca e salas específicas. Embora esteja localizado em Salvador, o centro atenderá demandas de outras cidades da Bahia.

Ainda há subnotificação de casos de violência contra crianças e adolescentes, pois muitos agressores são parentes ou pessoas próximas às vítimas. Especialistas recomendam que a sociedade fique atenta a sinais de abuso, como mudanças de comportamento e marcas no corpo, e busque ajuda por meio das redes de proteção. Além disso, a implementação da Lei da Escuta Protegida, que garante maior segurança durante o depoimento de vítimas, é vista como essencial para evitar a revitimização das crianças e adolescentes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.