A BYD, empresa chinesa do setor automotivo, confirmou que abrirá 10 mil novas vagas de emprego para a sua fábrica em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com início das operações previsto para 2025. A previsão é que o complexo gere até 20 mil empregos diretos e indiretos entre janeiro e agosto de 2025. O anúncio foi feito durante uma visita técnica à obra, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da CEO para as Américas e Europa da BYD, Stella Li, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
A fábrica, que está em construção desde março de 2024, tem como objetivo consolidar a Bahia como um polo de veículos elétricos e híbridos, trazendo inovação tecnológica e gerando um impacto significativo na geração de empregos no estado. De acordo com o cronograma de contratações, 2 mil vagas serão abertas em janeiro de 2025, 3 mil em maio e 5 mil em agosto, totalizando as 10 mil vagas inicialmente previstas para o ano. As oportunidades serão distribuídas em diversas áreas da nova planta industrial.
Stella Li, vice-presidente executiva global da BYD, afirmou que a empresa tem como meta consolidar sua marca entre as três maiores do Brasil em vendas nos próximos cinco anos. Ela destacou que o projeto na Bahia será um marco não só para a empresa, mas também para o Brasil, ao alavancar a indústria de veículos elétricos no país.
O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, enfatizou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico da região e para a criação de oportunidades de trabalho. "É o sonho de qualquer ser humano, primeiro é criar seus filhos com dignidade, oferecer à família esperança e um futuro melhor. Aqui, estamos oferecendo essa oportunidade para milhares de baianos e brasileiros", disse o ministro, ao se referir à geração de empregos.
Rui também disse que a ampliação da fábrica já está prevista, com a meta de atingir 20 mil empregos diretos até o final de 2026. Ele ainda relembrou a saída de outra montadora do Brasil, destacando o impacto negativo da retirada e o impacto positivo da chegada da BYD, que traz inovação e novas oportunidades.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) celebrou o avanço do projeto e ressaltou que Camaçari, a Bahia e o Brasil estão prontos para receber o investimento, apresentando ao mundo o potencial de inovação do estado. Ele ainda comentou que, embora a inscrição para as vagas seja aberta para todo o Brasil e para o mundo, o foco será garantir que a população local seja a maior beneficiada.
O governador também falou sobre a criação de um programa de financiamento, via Desenbahia, para viabilizar a aquisição de veículos elétricos no estado, com o objetivo de transformar a Bahia no estado com a maior frota de carros elétricos do Brasil.
O prefeito eleito de Camaçari, Caetano, também celebrou a criação de novos postos de trabalho e afirmou que o impacto será positivo não apenas para os trabalhadores, mas também para o comércio e o setor produtivo local. "A geração de empregos vai aquecer o comércio e gerar oportunidades para a nossa gente", disse. Ele ainda destacou que, em parceria com a BYD, a prefeitura investirá em cursos de capacitação profissional para preparar a população para as novas vagas que surgirão.
O complexo da BYD em Camaçari contará com um investimento inicial de R$ 5,5 bilhões, com possibilidade de chegar a R$ 6,5 bilhões, e está projetado para ser um marco no setor automotivo brasileiro. A produção terá início em 2025, com uma capacidade inicial de 150 mil veículos por ano, podendo ser ampliada para 450 mil unidades em etapas subsequentes.
A Fábrica 01, que será responsável pela montagem dos veículos, já concluiu 80% da fundação e 40% da cobertura e do piso. As áreas da Fábrica 10, voltada para inspeção e expedição, e a pista de testes estão em fase de terraplenagem e drenagem.
"Estamos muito orgulhosos do progresso deste complexo, que será um dos mais importantes fora da China. Ele reflete nosso compromisso com tecnologias limpas e sustentáveis", afirmou Stella Li, CEO para as Américas e Europa.
Durante o evento, a BYD também anunciou uma inovação tecnológica desenvolvida em parceria com pesquisadores brasileiros e chineses: um motor híbrido que combina eletricidade e etanol. A nova tecnologia visa otimizar a eficiência e a autonomia dos veículos, e o primeiro modelo a ser produzido com essa tecnologia será o SUV Song Pro, que será fabricado no Brasil e comercializado no mercado global.
A segunda fase do projeto, que incluirá a reutilização de estruturas existentes, está em fase de planejamento. A empresa também está realizando estudos ambientais e deve apresentar o pedido de licença de instalação e o cronograma de expansão em dezembro. Para o ministro Rui Costa, o projeto é uma combinação de inovação tecnológica, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, com um grande potencial para transformar a Bahia em um centro de referência no setor de veículos elétricos e híbridos.
Mín. 21° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 34°
Tempo nublado