Quarta, 04 de Dezembro de 2024 04:38
75 9 9702 9169
Bahia Diplomação

Diplomados os prefeitos eleitos de Tanquinho, Lamarão e Santa Bárbara

A diplomação aconteceu no salão do júri do Fórum Dr. Carlos Valadares, na cidade de Santa Bárbara, e foi presidida pela juíza eleitoral Dra. Lina Falcão, responsável pela Zona Eleitoral de número 160.

02/12/2024 12h54 Atualizada há 2 dias
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Juíza eleitoral, Dra. Lina Falcão - Foto: Boca de Forno News 

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (2) a diplomação dos prefeitos das cidades de Santa Bárbara, Edifrancio Oliveira; Tanquinho, Zé Luiz e Lamarão, Pró Ninha. Vices-prefeitos e vereadores também participaram do evento. A diplomação aconteceu no salão do júri do Fórum Dr. Carlos Valadares, na cidade de Santa Bárbara, e foi presidida pela juíza eleitoral Dra. Lina Falcão, responsável pela Zona Eleitoral de número 160.

A juíza Lina, em sua fala, cumprimentou a todos os presentes e agradeceu ao Cartório Eleitoral da cidade, pelo trabalho realizado. “Em 20 anos de magistério, nunca vi profissionais como os que cuidam desse cartório. Acolhem todos que chegam aqui indistintamente, sem preferência, fazendo o seu trabalho dia e noite”.

Na opinião da juíza, a diplomação é o momento que culmina todo o trabalho realizado durante a eleição. “Hoje, diplomamos que foram escolhidos pela população através do voto, de forma democrática. É um momento importante onde os eleitos recebem o seu diploma e estão aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro”.

Fazendo uma reflexão sobre o papel da Justiça Eleitoral nas eleições, a juíza ressaltou a sua importância não apenas para a realização das eleições, mas para garantir a todos os candidatos a igualdade na realização e cumprimento das leis eleitorais. “Foi com esse objetivo que nós trabalhamos arduamente e tentamos fazer o nosso melhor. Sabemos que é um processo difícil para os candidatos porque há uma disputa, principalmente em cidades menores. Tivemos alguns percalços, que são naturais da disputa e do processo eleitoral, mas temos orgulho de dizer que fizemos a nossa parte da melhor forma possível”.

Dra. Lina salienta que a Justiça Eleitoral existe para garantir que a lei seja aplicada e o processo seja isonômico, que o cidadão escolha o seu candidato. “Não somos nós que escolhemos. Estamos aqui apenas para garantir a democracia e o voto. Atendemos a nossa missão e chegamos hoje com a sensação de dever cumprido”.

Diplomados

Prefeitos diplomados Zé Luiz, Pró Minha e Edifrancio Oliveira - Foto: Boca de Forno News 

O prefeito Edifrancio não escondeu a felicidade pela sua reeleição. “Quebramos um tabu em Santa Bárbara que, em seus 63 anos, ninguém havia conseguido se reeleger como prefeito. Conseguimos com 81,74% dos votos. Isso me dá mais responsabilidade para trabalharmos mais pelo nosso povo”.

A equipe de comissão já está reunida para decidir todos os detalhes da sua posse. “Vamos definir. Será dia 1º com certeza, mas precisamos definir a questão do horário. Assim que decidirmos vamos anunciar”.

Sobre a eleição da mesa diretiva da Câmara de Vereadores da cidade, Edifrancio disse que se sente seguro. “Fizemos dez de 11 vereadores. Isso nos dá segurança e por isso não podemos prestigiar um e desprezar o outro. Para mim, o que eles chegarem em consenso vou aceitar. As discussões estão avançadas e tenho certeza que eles chegarão a uma conclusão na maior tranquilidade”.

Seu secretariado terá mudanças. “Estamos com mais de 50% dos secretários definidos, até porque estamos trabalhando com a equipe de transição. Acredito que em breve estaremos divulgando os nomes”.

Seu primeiro mandato foi de aprendizado. “Foi um ensinamento, uma escola. E com certeza no meu segundo mandato trabalharei mais firmemente, principalmente na questão da geração de emprego e renda, dando oportunidade as pessoas. Vamos trabalhar com os pés no chão, fazendo caixa e deixando recursos para fazermos uma folha de funcionários boa e não ter problemas com fornecedores. Vou buscar ainda mais investimentos, recursos, emendas parlamentares para a cidade para fazer uma gestão mais preparada que a primeira”.

Edifrancio viajou para Portugal nos últimos dias. De novidade, ele disse que assinou um termo de cooperação técnica com a Associação da Indústria de Barcelos e será criada uma área industrial na cidade. “Já temos algumas empresas sinalizadas para serem implantadas no município, como também a convicção da construção de uma creche, junto com o Banco Internacional, para trazermos como doação ao município e ser implantada aqui”.

Já a prefeita reeleita de Lamarão, Pró Ninha, afirmou que a diplomação é um momento mágico que consagra o grande desafio pelo qual passou. “Por toda a disputa que foi, esse é o momento de celebrar e agradecer. Ser diplomada hoje para governar Lamarão por mais quatro anos é só gratidão”.

E eleição na cidade foi bastante acirrada. “Agora é governar para todos. o pleito eleitoral terminou no dia 6 de outubro e somos uma gestão para todos, não apenas os nossos eleitores. Temos compromisso com o município”.

Em relação a sua posse, Pró Ninha disse que ela está prevista para o dia 1º de janeiro, a partir das 8h. “Tenho certeza que esse segundo mandato é a chance e a oportunidade que temos de fazer melhor do que foi o primeiro. Em nosso primeiro mandato assumimos com alguns desafios e no segundo já tem experiência. Vamos ter que reorganizar, modificar o que precisar modificar e, acima de tudo, prestar um trabalho de excelência para a população”.

Sobre o seu secretariado, a prefeita disse que está dialogando com a sua equipe e ainda não tem uma definição. “Mas vamos sim modificar e trocar o que precisar. Estamos ouvindo a população, as pessoas da equipe e com certeza terá mudança sim. Estamos realizando um processo de transição mais tranquilo porque continuo como gestora. Estamos cumprindo a lei”.

O prefeito de Tanquinho, Zé Luiz, reeleito com a maior votação da história, disse que passa em sua cabeça um filme longo, depois de tudo que passou na eleição. O candidato a vice-prefeito, Jorge Flamarion, deixou a chapa não dando a possibilidade de substituição porque aconteceu um dia após o prazo dado pela Justiça para isso. Flamarion alegou problemas de saúde.

“Esse é um momento importante, apesar de alguns imprevistos. Aconteceu aquele caso raro no país com a renúncia fora do prazo previsto. Superamos e estávamos o tempo inteiro confiante primeiro em Deus, no povo e na Justiça. Deu tudo certo e a democracia venceu”.

Sobre os procedimentos para a posse serão divulgados nos próximos dias. “Teremos sim todo um ato. Uma missa, a posse e divulgaremos o horário com mais exatidão”. A sua expectativa para o segundo mandato é que ele seja melhor que o primeiro. “Farei o meu melhor para honrar cada voto. Cuidar de gente é o meu objetivo”.

A desistência do vice foi um susto para ele. Questionado se considerava essa desistência como covardia ou armação da oposição, Zé Luiz disse que tem certeza disso. “Se observarmos bem todo o cenário, história e contexto com certeza foi armação. Mas a todo tempo me mantive confiante e com o pé no chão. Não me abalou. O projeto, a liderança são meus. O reflexo do trabalho dos quatro anos não se abalou com essa renúncia do vice”. O cargo, que ele considera como importante, foi assumido pela vereadora Leila. “Em momento algum me senti balançado e sim fortalecido”.

O governador Jerônimo Rodrigues esteve ao seu lado em toda a situação, indo inclusive a cidade para apresentar a nova vice. “Jerônimo é um irmão, parceiro. No dia do ocorrido conseguiu colocar em sua agenda uma ida a Tanquinho e foi bastante positivo. Ajudou bastante no processo, mostrou que eu não estava sozinha, que eu tenho um grupo político no estado. Ele sempre me deu essa confiança, estamos juntos e com certeza em 2026 ele será reeleito governador da Bahia”.

Sobre a presidência da Câmara, Zé Luiz disse que Pastor Roque e Abel se posicionaram como candidatos. “Outros vereadores deram sinal de que é possível que coloquem seus nomes a disposição, mas vou conversar com o grupo e individualmente também. Não tenho preferencia dentro do grupo. São seis vereadores da base e três da oposição e tenho relação com todos. Mostrar preferência faz com que eu não seja justo com o grupo”.

Ele ainda está decidindo as mudanças em seu secretariado. “Estarei, nos próximos dias, tomando essa decisão. Já sentei com minha equipe e faremos algumas alterações gerais na gestão. Dentro dessas semanas estarei buscando as decisões sobre o que vai mudar, mas tudo com tranquilidade e pé no chão”, finaliza.

 

Foto

Foto

Foto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.