Sábado, 14 de Dezembro de 2024 09:11
75 9 9702 9169
Bahia Acesso a água

Escola do município de Ipecaetá é contemplada pelo programa “Escolas com Água + Acesso”

Projeto faz parte do Programa de Acesso à Água Segura no Norte e Nordeste do Brasil, ministrado pela Coca-Cola.

22/11/2024 18h27 Atualizada há 3 semanas
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Foto: Boca de Forno News

Na localidade do Jacu, município de Ipecaetá, foi palco do lançamento do programa “Escolas com Água + Acesso”, que faz parte do Programa de Acesso à Água Segura no Norte e Nordeste do Brasil. Rodrigo Brito, diretor de Sustentabilidade da Coca-Cola, afirmou que a empresa vem trabalhando com 17 organizações em dez estados do Brasil levando sistemas de tratamento, distribuição e acesso a água. Jacobina foi a primeira cidade da Bahia a receber o projeto, em 2018. “Em 2024 tivemos uma atuação específica para acesso a água em escolas. Começamos pela Paraíba e hoje estamos anunciando esse programa para cinco cidades. Vamos levar sistemas como esse para escolas de cinco municípios da Bahia, além de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte”.

Rodrigo Brito, diretor de Sustentabilidade da Coca-Cola - Foto: Boca de Forno News 

Ao todo, são mais de 60 escolas contempladas nessa nova leva. “A zona rural de Ipecaetá foi escolhida porque, historicamente, sabemos que o maior desafio de acesso a água está na área rural e a escolha sempre se dá para esses locais. O trabalho da Coca-Cola nada mais é do que apoiar, incentivar e ampliar o trabalho de organizações como a STW, a Cáritas, Nordeste 2 e outras tantas que estão por aí. São elas que definem onde nós iremos”.

Foto: Boca de Forno News

Os critérios para que a comunidade receba a água é que ela deve ter falta de água, uma comunidade, um espaço e uma escola muito interessada e organizada. “Toda a parceria do poder pública é bem vinda e dá maior perspectiva de continuidade e todos esses projetos precisa que seja dada manutenção e continuidade para esses investimentos. Sempre olhamos para isso: sustentabilidade, continuidade, organização local e interesse para receber o projeto”.

O projeto tem modelos variados. Tem-se espaços comunitários e sistemas que são para famílias, mas esse modelo em específico é para o público escolar. “Esse modelo é focado no público que tem na escola”. Além de Ipecaetá, desde 2018, o projeto já tem muita atuação no estado. “Temos a central de Jacobina, Seabra e agora o projeto será levado para Simões Filho, Vitória da Conquista, Ipecaetá e mais três municípios. O sistema de Ipecaetá, o Aquatorre, é de ultrafiltração”.

O prefeito de Ipecaetá, Júnior Piaggio, falou sobre uma escola da cidade ter sido uma das escolhidas para receber esse projeto. Segundo ele, a indicação foi do senador Otto Alencar, que é um defensor dessas causas no Congresso Nacional. "Ele já tem uma parceria grande com a Coca-Cola que investe nisso e contemplou Ipecaetá. Eles escolheram a dedo uma escola e uma igreja da cidade para poder instalar o Aquatorre, que é um sistema de filtragem que vai trazer água de qualidade para o consumo humano para uma escola que ainda não tem água encantada e é abastecida com carro pipa", disse. 

Ainda conforme o prefeito, a comunidade e a escola passarão a ter cinco mil litros de água tratada e filtrada para o consumo humano. Ele agradece a Otto pela indicação com quem disse que não tem uma aliança politica, mas uma amizade. "Demos a ele uma votação expressiva e fomos construindo nosso relacionamento. Observo que os benefícios que ele envia chega realmente na mão do povo e esse feito tem retorno com o reconhecimento nas urnas. Ele abraçou a cidade desde o que me tornei prefeito pelo PSD, me ajudou na campanha, em todo esse primeiro mandato e já temos o compromisso de caminhar juntos por mais quatro anos com indicações, ajudas". 

Júnior ressaltou que essa ajuda vem desde um sistema de tratamento de água de uma empresa privada até mesmo emendas, principalmente na saúde. "O sistema desafoga um pouco o sistema de carro pipa da cidade. A água tratada você pode coletar da chuva e ela passará pelo filtro de uma empresa de uma baiana, a SPW. Um sistema sustentável, a energia solar, não tem troca e limpeza de filtro, então a validade dele é praticamente indeterminada. Escolheram uma escola que tem mais alunos no período noturno, no EJA. Os alunos vem para a aula, capitam sua água e voltam para casa com ela". 

Norma da Costa Machado - Foto: Boca de Forno News

Norma da Costa Machado, gestora do Colégio Aprígio Santana, fala como é receber um projeto como esse em uma escola a qual ela dirige. “Isso faz com que eu sinta muito orgulho de ter conseguido esse projeto, que vem enriquecer a comunidade, a escola. Isso não é para mim, mas para os alunos. Eu sou muito grata por esse evento e por tudo que está acontecendo aqui hoje”, disse.

A escola tem 180 alunos e funciona durante o dia e a noite. “Nós temos alunos de mais de 80 anos. Nossos alunos tem de um ano de idade a 80 e poucos anos”. A escola funciona com alunos de ensino integral e até mesmo do EJA, Educação para Jovens e Adultos. “Os alunos de tempo integral ficam aqui na escola e almoçam nela. No noturno, a EJA. A tarde temos os alunos do terceiro ao quinto ano. E agora temos os alunos da educação infantil, que é no turno matutino”.

Em relação ao Programa de Acesso à Água Segura no Norte e Nordeste do Brasil, ministrado pela Coca-Cola, ela diz que esse projeto é fundamental para a vida de todos. “A água aqui era abastecida através de carro pipa. Hoje nós temos esse equipamento e vamos ter água tratada, o que é bom para a saúde de todos. Sou muito grata a isso”. Ela garante ainda que, caso os vizinhos próximos precisem, o portão vai estar aberto e vão ter acesso à água.

Otto Alencar

Otto Alencar e o prefeito Júnior Piaggio - Foto: Boca de Forno News

O senador Otto Alencar esteve também no lançamento desse projeto. Para ele, a importância de um projeto como esse em Ipecaetá é que esse equipamento, feito por uma baiana, que começou a estuda-lo com 17 anos, o Aquatorre, purifica água que é trazida para as escolas e as crianças podem beber água de boa qualidade. “Uma água potável, sem contaminação. Hoje, ainda no Brasil e na Bahia muito pouco, temos muitas doenças que são transmitidas pela água e pode trazer transtornos para as crianças”.

Ele é de iniciativa social da Coca-Cola e a Cáritas também trabalha nesse sentido. “Vamos tentar estender isso para outros municípios da Bahia”. Otto pediu que se estendesse esse trabalho para municípios vizinhos como Anguera, Santanópolis e Ipirá, onde todos os prefeitos estavam presentes também no lançamento. “É importante termos água de boa qualidade nas escolas. Bebi a água e ela está muito boa. Essa iniciativa social é muito importante”.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.