O senador Otto Alencar (PSD) acredita que um rigor maior na segurança do Congresso Nacional poderia impedir o episódio da noite de quarta-feira, 13, quando um homem se explodiu na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
O parlamentar baiano disse que a vítima da explosão já havia postado ameaças contra políticos e membros do Supremo Tribunal Federal (STF) e não deveria transitar livremente nas sedes dos poderes.
“Falhou sim a segurança, tanto a Polícia Legislativa, tanto da Câmara quanto a do Senado. Porque ele já tinha postado ameaças várias vezes e inclusive frequentou o gabinete de um deputado de Santa Catarina, que ele conhece. Esse cara postou várias ameaças. Ele poderia ter entrado no estacionamento do Senado ou da Câmara e explodido lá dentro e matado mais pessoas”, criticou Otto em entrevista à Rádio Sociedade na manhã desta quinta-feira, 14.
O homem foi identificado como Francisco Wanderley Luiz, e usava o codinome Tiu França nas redes sociais. Ele morava em Rio do Sul (SC), foi candidato a vereador no município em 2020 pelo PL e já postou fotos no plenário do STF e no interior do Congresso.
As sessões plenárias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal foram encerradas logo após as explosões e estão fechadas na manhã desta quinta.
COP 30 Lula inaugura obras em Belém e participa de eventos ligados à COP30
Novo presidente Edson Fachin assume presidência do STF para o biênio 2025-2027 nesta segunda
Redução Congresso aprova medida provisória que deve reduzir contas de luz a partir de 2026
autoescola Fim da obrigatoriedade da autoescola para tirar CNH deve começar ainda este ano, diz ministro
Piso salarial Radialistas poderão ter piso salarial e jornada de trabalho regulamentados por lei
Educação Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem 8ª parcela 
Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 32°
Tempo nublado



