O senador Otto Alencar (PSD) acredita que um rigor maior na segurança do Congresso Nacional poderia impedir o episódio da noite de quarta-feira, 13, quando um homem se explodiu na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
O parlamentar baiano disse que a vítima da explosão já havia postado ameaças contra políticos e membros do Supremo Tribunal Federal (STF) e não deveria transitar livremente nas sedes dos poderes.
“Falhou sim a segurança, tanto a Polícia Legislativa, tanto da Câmara quanto a do Senado. Porque ele já tinha postado ameaças várias vezes e inclusive frequentou o gabinete de um deputado de Santa Catarina, que ele conhece. Esse cara postou várias ameaças. Ele poderia ter entrado no estacionamento do Senado ou da Câmara e explodido lá dentro e matado mais pessoas”, criticou Otto em entrevista à Rádio Sociedade na manhã desta quinta-feira, 14.
O homem foi identificado como Francisco Wanderley Luiz, e usava o codinome Tiu França nas redes sociais. Ele morava em Rio do Sul (SC), foi candidato a vereador no município em 2020 pelo PL e já postou fotos no plenário do STF e no interior do Congresso.
As sessões plenárias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal foram encerradas logo após as explosões e estão fechadas na manhã desta quinta.
Ministérios Guilherme Boulos e deputados do MDB disputam ministério de peso no governo Lula
Maioridade penal Após pedido de Lula, Alcolumbre barra votação imediata de PEC da Maioridade
Proposta Entenda a diferença entre o voto proporcional e o voto distrital misto
Mudanças Da atuação das polícias ao combate às facções: entenda o que muda com a PEC da Segurança
Bets Padilha defende proibição das bets e cita impacto no SUS
PEC da Segurança Entenda a PEC da Segurança Pública que prevê penas mais rígidas para faccionados e milicianos e novas atribuições para PF 
Mín. 21° Máx. 38°
Mín. 21° Máx. 38°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 41°
Tempo nublado


