Sede da Guarda Municipal de Ichu - Foto: Boca de Forno News
Franklin Souza Carneiro, chefe da Guarda Municipal da cidade de Ichu, falou sobre a inauguração da sede da instituição, que aconteceu na última segunda-feira (11), às 10h. A sede, inaugurada após 16 anos da Guarda existente, fica na Avenida Elvira Freitas, no centro da cidade.
Franklin Souza Carneiro - Foto: Boca de Forno News
Segundo o chefe, a corporação tem dado grandes passos, contando agora com uma estrutura. “Antes, não tínhamos onde nos alojar. Essa nova administração teve uma visão mais voltada para nós”. A Guarda tem ainda um curso de formação, e um estatuto, recentemente aprovado. “Foi uma grande conquista para nós. Agora a nossa base, que é de fundamental importância”.
A violência cresce a cada momento em todo o território nacional. Em Ichu, não é diferente. “Infelizmente, esse é um problema que assola todas as cidades e aqui não é diferente. Mesmo Ichu sendo uma cidade pequena, não podemos dizer que não tem violência. Nesse sentido, o prefeito Gonzaga (PSD) tem a visão de querer estruturar a Guarda para que assim possamos ter condições melhores de serviço e contribuirmos para o bem estar da nossa sociedade”.
A sede tem uma estrutura adequada para exercerem as suas funções, garante Franklin. “Temos duas salas, sala de atendimento, dois computadores chegando e uma estrutura que comporta as nossas necessidades”.
A entidade tem ainda uma parceria com a Polícia Civil e Militar na cidade. “Isso é algo positivo. Temos esse elo que funciona muito bem. Quando a PM precisa de nós, estamos sempre a disposição para ajudar no que for necessário, cada um com suas funções. Estamos sempre colaborando para o melhor da sociedade”.
Sobre o curso de formação, ele começou a acontecer também na atual gestão. “Nosso curso abrange todos os sentidos da área de segurança. Combate a incêndio, defesa pessoal, como lidar diretamente com conflitos. São conhecimentos necessários para o nosso melhor desempenho. Foi um curso de 15 dias onde aprendemos muita coisa”.
A Guarda Municipal ainda não tem um veículo e por esse motivo não tem condições de dar suporte a educação do município, por exemplo. “Mas sempre que somos chamados pela direção das escolas, estamos prontos para dar esse suporte”.
Foto: Boca de Forno News
São ao todo sete homens fazendo parte da entidade. “Somos uma equipe que sempre procura estar em comunicação um com o outro, seja para falar sobre como exercemos a nossa função, o que devemos fazer. Temos um bom diálogo para melhor desempenhar a nossa função”.
A Guarda Municipal ainda não dispõe de armamento. “É algo para o futuro. Ainda não temos a posse constitucional. Estamos buscando, através da Polícia Federal, encaminhando documentos, para que assim possamos ter o nosso porte institucional”, finaliza.
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 34°
Tempo limpo