Quinta, 21 de Novembro de 2024 16:23
75 9 9702 9169
Brasil Horário de Verão

Horário de verão deve voltar em novembro caso chuvas não aumentem, diz ministro

De acordo com o ministro, o horário de verão será instaurado caso a situação da estiagem do Brasil não melhorar.

03/10/2024 08h31
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Divulgação/Internet
Foto: Divulgação/Internet

Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, disse em coletiva de imprensa durante esta quarta-feira (02) que retorno do horário de verão em 2024 é uma “possibilidade real”, mas ainda não deu certeza que será instaurado.

De acordo com o ministro, o horário de verão será instaurado caso a situação da estiagem do Brasil não melhorar. Se não vermos aumento de chuva até novembro, então, deve acontecer.
“O horário de verão é uma possibilidade real, mas a decisão não está tomada; me reuni com as empresas aéreas, se o quadro não melhorar o atual quadro nos próximos dias, a possibilidade do horário de verão pode se tornar uma realidade muito premente”, disse.

O horário de verão foi suspenso em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro, que acredita que o impacto na economia de energia não era tão significativo. 

Sem chuva, sem energia

Como o ministro disse, esta é a “maior crise hídrica dos últimos 74 anos.” Sem chuva, o Brasil tem menos fluxos nas hidrelétricas, dificultando, assim, a geração de energia.
A falta de chuva e consequência volume de energia gera, então, um aumento na necessidade de economia. Por isso a instauração do horário de
verão: com “uma hora a mais” de luz solar no horário útil, espera-se que haja menos consumo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.