Segunda, 16 de Setembro de 2024 16:27
75 9 9702 9169
Educação Cachoeira

Secretário de Educação comemora aumento do número do Ideb da cidade

Apesar dos dois anos de pandemia, Cachoeira conseguiu crescer em seus números do Ideb.

29/08/2024 09h35
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Roberto Franco - Foto: Boca de Forno News
Roberto Franco - Foto: Boca de Forno News

Roberto Franco, secretário de Educação de Cachoeira, em entrevista ao radialista Nivaldo Lancaster, falou sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município, avaliação feita a cada dois anos pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC). Conforme o secretário, a cidade só tem a comemorar. “É muito bom celebrar metas que conseguimos atingir. Sempre foi uma meta nossa elevar o Ideb de Cachoeira e isso aconteceu”, disse.

Todas as 12 escolas avaliadas no antigo Fundamental I e as 10 escolas do antigo do Fundamental II, considerando inclusive os dois anos de pandemia, onde o máximo que se conseguiu foram aulas remotas e aulas presenciais só voltaram mesmo em 2022. “Isso no Brasil inteiro. São raros os municípios que conseguiram voltar antes. Considerando isso, a expectativa dos técnicos em educação do MEC era de que a maioria das cidades teriam dificuldade de crescer no Ideb e quem conseguisse voltar para a avaliação de 2019 poderia comemorar por causa desses dois anos de pandemia”.

A cidade de Cachoeira conseguiu, na avaliação das 12 escolas sugeridas pelo MEC, nos anos iniciais, pegando a Escola Aloisio de Souza, na Murutuba, como exemplo, que em 2019 teve o Ideb de 3,4 e em 2023 foi para 4,7. O parâmetro tem que ser feito através do último Ideb antes da pandemia, o de 2019, e o de 2023. “Um avanço como esse de 1,3 no Ideb é algo muito representativo. As 0,1 no Ideb já é um grande crescimento de 30 ou 40 posições. Imagine 1,3. É para comemorar”.

A Escola Otávio Pereira, do Tabuleiro, teve 3 de nota no Ideb em 2019 e 3,2 em 2023. “Um crescimento discreto, mas cresceu”. Algumas das escolas não foram avaliadas em 2019 e em 2023 cresceu o número de escolas avaliadas pelo MEC. "De todas as nossas escolas avaliadas, apenas duas delas ficaram abaixo de 4. Todas as outras acima, com destaque para 4,7, 5,0 e 4,5 de notas. As escolas que ficaram abaixo de 4 foram a Otávio Pereira, do Tabuleiro, com 3,2, e a Aurelino Mario com 3,1". Veja ainda o crescimento de todas as escolas abaixo:

 

Se comparar o Ideb de 2019, apenas uma escola passou de 4. "Todas as outras em 2019 foram abaixo de 4. Se pegarmos só essa linha de corte, já conseguimos superar 2019. Todas essas informações estão disponíveis no Inep para qualquer cidadão ter acesso". 

Em 2021 teve o Ideb, mas a maioria não o considera porque foi feito em uma condição ainda de pandemia e a única atividade que teve de forma presencial na cidade foi a prova para calcular o índice. “Quero celebrar junto com toda a equipe de educação da cidade, do porteiro aos serviços gerais, o professor, gestores e coordenadores pedagógicos, quem faz o transporte escolar, esses números. Parabéns a todos eles que são mais de 600. É um avanço”.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.