Começa nesta terça-feira (6) e vai até a quarta (7) a eleição para escolha dos conselheiros do CFM (Conselho Federal de Medicina). Os últimos dias do processo têm sido marcados por assédio aos médicos votantes e até por restrição de entrevistas de candidatos.
Como já mostrado pelo Jornal Metropole, em grupos da categoria, médicos de todo o país vêm recebendo uma série de cards e outros tipos de propaganda com frases como “Garantidamente anti-Lula”, “anti-PT”, “chapas de direita”, “Não deixaremos Lula e Padilha comandarem o CFM” e até “Luciano Hang apoia essas chapas”. A estratégia expõe a partidarização dentro do conselho, que já soma uma série de decisões vistas pela categoria como conservadoras, negacionistas e alinhadas ao bolsonarismo.
Agora, às vésperas da eleição, o CFM passou a restringir entrevistas de candidatos e permitiu a cassação de chapas que desrespeitem "símbolos nacionais" e a própria instituição. A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) chegou a criticar, em nota, o que chamou de "cerceamento da liberdade de expressão" de candidatos e apontou que não há como uma chapa de oposição fazer campanha sem fazer críticas ao CFM.
O cenário vem gerando contrariedade entre opositores da atual gestão, vista como alinhada ao campo político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cujos aliados vêm fazendo campanha para chapas da situação. A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) criticou, em nota, o "cerceamento da liberdade de expressão" de candidatos.
A votação vai eleger 54 novos conselheiros, sendo um titular e um suplente para cada estado. Parlamentares bolsonaristas estão mobilizados e atuando para conseguir eleger nomes seus para o conselho.
Nome limpo Feirão Limpa Nome volta a ser realizado a partir desta segunda com descontos de até 99%; saiba como participar
terras indígenas Lula diz que demarcação de terras indígenas não depende só do presidente
Situação de rua Brasil registra 358 mil pessoas em situação de rua, com crescimento expressivo no Norte
COP 30 Lula inaugura obras em Belém e participa de eventos ligados à COP30
Novo presidente Edson Fachin assume presidência do STF para o biênio 2025-2027 nesta segunda
Redução Congresso aprova medida provisória que deve reduzir contas de luz a partir de 2026 
Mín. 18° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado



