Sexta, 14 de Fevereiro de 2025 04:25
75 9 9702 9169
Feira de Santana Reforma urgente

Comerciantes reclamam da situação em que se encontra o mercado do distrito de Humildes

Sem querer aparecer com medo de represálias, eles disseram que o local está todo destruído. Secretário de Agricultura responde.

02/08/2024 11h10
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Fotos: Boca de Forno News
Fotos: Boca de Forno News

Os comerciantes do Mercado do distrito de Humildes reclamam da situação em que o local se encontra. Uma das comerciantes, que está no local há mais de 20 anos, disse que o mercado está uma negação. “Está tudo destruído. Banheiro, cobertura. Não temos nada”. Os comerciantes entrevistados pediram que as denúncias fossem feitas de forma anônima com medo de sofrer alguma represália.

Quando chove, ela disse que tudo alaga. “Entra muita água. Para trabalhar precisamos ficar tirando a água. As bicas estão todas destruídas, nenhuma aguenta mais. Algumas nem existem mais, está tudo destruído mesmo. Estamos vivendo assim porque não temos outro meio de renda e nem outro lugar para trabalhar. O único lugar que temos é aqui, que é de onde tiramos o nosso sustento”.

Todos os dias ela está no mercado, de domingo a domingo. Ela disse que a situação já foi cobrada da Secretaria de Agricultura e já esteve alguém no local, mas nada foi feito. “Na quarta-feira teve um rapaz aqui que veio, olhou e disse que ia ajudar a gente, mas até agora nada”. A clientela reclama muito da situação do local. “Eles reclamam muito mesmo. É preciso reformar aqui do local. Nenhum banheiro funciona e para ir em ao lado porque o mercado não dá condições. Não tem como vender bebida e almoço, mas sem banheiro, como é que vai ter renda de vender alguma coisa?”.

Ela disse que fica envergonhada quando alguém pergunta pelo banheiro do local. “Quando dizemos que não tem, as pessoas nos questionam onde fazemos as nossas necessidades. Essa situação está assim há muitos anos”, lamenta. (Veja mais fotos da situação do mercado no final da matéria)

Outro comerciante do local também reclama de como ele está. Conforme ele, o mercado nem iluminação tem. “Está tudo no escuro, o banheiro não presta. É triste ver esse mercado. Essa situação é de muitos anos. Estamos a mercê. Um local que vende alimentos dessa forma. Faz até vergonha chegar em um mercado desses”, reclama.

Muitos clientes não frequentam mais o local porque nem limpeza é feita corretamente nele. “Muitos correram daqui porque nem limpeza tem. Infelizmente é assim que vivemos. Vamos fazer o quê?”. Quando chove, ele disse que as pessoas colocam guarda-chuva dentro do local. “Os produtos molham e não podemos fazer nada. Simplesmente perdemos. Tem muito rato aqui. É uma situação complicada”. O poder público até vai ao local, mas só vai, diz, entristecido.

O site Boca de Forno News entrou em contato com o secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro, para falar sobre o assunto. Alexandre ressaltou que assumiu a pasta há cinco meses e iniciou as reformas de todos os entrepostos que cabem a ela. Começou pelo Campo do Gado, onde a primeira etapa já foi entregue a segunda será entregue agora em outubro. Depois o Parque de Exposições, que será entregue no início do mês de setembro, e ainda as reformas das feiras livres da cidade, começando pela Cidade Nova, depois Estação Nova e partirá após isso para os distritos.

“Estamos no processo ainda. Não temos braço para fazermos tudo ao mesmo tempo. A reforma será feita, mas ainda não sabemos quando. Vamos fazer em todos os distritos e não apenas em Humildes. O de Bonfim de Feira também está precisando de reforma e talvez seja esse o que mais precisa segundo nosso levantamento. Depois o de Humildes”.

No distrito de Maria Quitéria, diz Alexandre, o pedido é para a construção de um mercado também. “Isso também está em nosso projeto”, finaliza.

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.