Sexta, 25 de Abril de 2025 23:01
75 9 9702 9169
Política Eleições 2024

Convenção confirma o nome de Jocivaldo dos Anjos como o candidato a prefeito do PT em Antonio Cardoso

Evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e aconteceu no Ginásio de Esportes do Colégio Estadual de Campo Genivaldo de Almeida Brandão, na noite desta sexta-feira (27).

27/07/2024 11h27 Atualizada há 9 meses
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Fotos: Boca de Forno News 

O PT da cidade de Antonio Cardoso realizou na noite desta sexta-feira (27) a sua convenção que oficializou Jocivaldo dos Anjos como o candidato a prefeito pelo partido na cidade. Jocivaldo conta com o apoio do ex-prefeito da cidade, Baixa Fria, pai da sua vice na chapa, Jamile Paulino, e do governador Jerônimo Rodrigues, que esteve presente na convenção. O candidato conta com o apoio dos partidos PT, PSB, PV, PSDB, PCdoB, Cidadania e PSDB. A convecção aconteceu no Ginásio de Esportes do Colégio Estadual de Campo Genivaldo de Almeida Brandão.

A partir de agora, Jocivaldo, que já tem o seu programa de governo consolidado, vai cuidar da de oficializar a sua candidatura nos órgãos responsáveis para que possa começar a campanha de fato. “A Bahia tem 417 municípios e nossa cidade é uma das menores. O governador vir a nossa cidade mostra o seu afeto e que ele tem lado. Mas não apenas um lado político como também para construir políticas públicas para esse município”.

O governador estar na cidade é uma demonstração do quanto ele a ama e o quanto quer fazer por ela. Jocivaldo pode ser ainda o primeiro homem preto a chegar ao poder na cidade. “Antonio Cardoso é o município mais preto do Brasil e da Bahia até a década passada. No entanto, nos educaram para sermos eleitores e não políticos. Agora, conseguimos romper com essa logico comigo sendo candidato. É um marco para a nossa cidade. É o nosso povo dizendo que agora é a hora de gente com a gente cuidar da gente”, disse.

Desde 2003 ele é filiado ao PT e a cidade com três pré-candidatos: Antonio Santiago, Ozeias e Everildo. “Os três se afastaram e consolidou-se meu nome. Desejo ainda que possamos fazer um diálogo fraterno com o ex-prefeito Santiago para que ele entenda a importância que ele tem por ser do PT, ele é filiado ao nosso partido e quem é afiliado partidário não pode ter dúvida de que lado está. Quando entramos em um partido, aceitamos o que aquela agremiação decide. Foi um coletivo que decidiu por aquela candidatura. desejo muito que a gente consiga juntar os afiliados ao nosso projeto político no município”.

Caso chegue à Prefeitura, Jocivaldo disse que vai focar no combate a pobreza. “Antonio Cardoso tem hoje 98,1% de pessoas que ganha até dois salários mínimos, mil pessoas analfabetas, quase duas mil pessoas com o ensino fundamental incompleto. “Temos uma realidade que temos que enfrentar, sem falar nas estradas que estão esburacadas, obras que há muito tempo não são feitas no município. Vamos focar em desenvolver o município para apresentar uma Antonio Cardoso para a Bahia como referência territorial nacional e estadual em desenvolvimento”, explica.

A sua meta é gerar, por ano, 150 empregos diretos. “Temos falado e construído alternativas para isso. Vamos construir em nossa cidade a Secretaria de Desenvolvimento Econômico que não tem. Criar um espaço na gestão para o turismo. 32 km da cidade é banhada pelos rios Jacuípe, Paraguassu e Crumataí. No entanto, não tem um órgão que trata do turismo na cidade”.

A vinda de Jamile para a chapa se deu com muito diálogo com o seu pai, Baixa Fria. “Dialogamos bastante. No início ele não acreditava muito em nossa chapa porque nossa candidatura era a quarta em nome. Quando cheguei na história, consegui dialogar com ele e convence-lo da nossa importância. Jamile topou e estamos com essa chapa que, não tenho a menor dúvida, será a vitoriosa nas próximas eleições”.

Palavra do governador

O governador Jerônimo Rodrigues disse que a candidatura de Jocivaldo é a oportunidade de se debater as questões emergentes, como escolas na zona rural, pavimentação. “Sabemos que Antonio Cardoso é um município com um povo preto e sabemos da ausência de políticas públicas para esse povo em educação, saúde, lazer. É um debate bom e a cidade ganha com esse momento. Espero que Jocivaldo, Jamile e os 26 candidatos a vereador possam correr o município fazendo um debate com temas que as vezes ficava escondido”.

Ao longo dos próximos três meses, Jerônimo disse que estará presente na cidade, ajudando e acompanhando. “Como governador, farei meu trabalho funcional e como militante do partido estarei aqui dentro ajudando esse projeto de Jocivaldo para ser vitorioso”.

A história do governador e do candidato se confundem. “Somos de origem rural, sem ter acesso a escola quando criança. A história dele foi mais difícil que a minha. Mas carrego uma imagem positiva da cidade porque há 20 anos trabalhei aqui. Vinha para fazer curso de capacitação através de um convênio com o Governo do Estado e a Uefs com o Faz Cidadão. Planejamos o desenvolvimento do município”.

Em 2022, ele recebeu o Título de Cidadão Antoniocardosense na mesma quadra onde estava sendo realizada a convenção. “Foi uma grande festa e guardo todas as imagens do carinho que recebi. Agradeço a Câmara de Vereadores e o vereador que me deu o titulo na época. Voltar aqui me emociona e me orgulha muito”.

Críticas da atual gestão

As críticas que vem recebendo da atual prefeita do município, Lú de Gel, Jerônimo disse que quer trabalhar porque todos já conhecem sua história. “Não sou de perseguir ninguém. essas coisas não servem para mim. Quero deixar claro que essas coisas não colam e não pegam em mim. Quem me conhece sabe que eu não vou perseguir qualquer pessoa porque não votou em mim. É muito pequeno isso”.

Ele ressaltou que quando diz que vai acompanhar as pessoas, ele acompanha. “Quando eu digo sim, é sim. Eu não dou para trás. Eu não carrego essa pecha de dar a palavra e depois não cumprir. Eu carrego uma palavra verdadeira”, disse, referindo-se a atual prefeita.

Colégio de tempo integral

Jerônimo volta a cidade para inaugurar o colégio de tempo integral nos próximos dias. “Sinto muito não ter entregue isso antes. Houve dificuldade com a empresa, que atrasou bastante. Estive aqui antes e nada do que eu esperava estava acontecendo. Liguei para a secretária de Educação e pedi que adiantasse as obras porque o município precisava dela. Final de agosto ou início de setembro volto para entregar. É sempre uma alegria”.

Palavra de Baixa Fria

O ex-prefeito de Antonio Cardoso, Baixa Fria, falou sobre o apoio a chapa de Jocivaldo. Segundo ele, Jocivaldo tem as mesmas origens que ele e são vizinhos na zona rural. “Ele esteve em minha casa e em determinado momento disse a ele que chegou a hora de nossa cidade ter um prefeito negro. Assim começamos. Minha filha já tinha aderido a ele e me arrastou para apoia-lo. Não me arrependo dessa decisão, ele está muito bem e tenho certeza que ele será o candidato que a cidade vai ganhar muito”.

Ele ressaltou ainda a parceria de Jocivaldo com Jerônimo e Lula que, em sua opinião, vai alavancar a cidade. “É uma esperança que eu tenho, que todos os cardosenses, com Jamile e Jocivaldo, ajudem a melhorar a situação da nossa cidade”.

Nádia, outra filha do ex-prefeita, é a atual vice-prefeita da cidade. Questionado se se sente traído por Lú de Gel, ele disse que sim. “Lutei muito para elege-la e depois fui descartado. Eu e vários companheiros. Mas estamos agora mostrando que temos força para tira-la e colocar um novo governo”.

Candidata a vice

Jamile Paulino, a candidata a vice na chapa de Jocivaldo, tem certeza que conseguirão chegar à prefeitura da cidade. “O povo quer muito mais que nós. Nossa chapa não é sobre vaidade, é sobre o pedido do povo, sobre renovação. Estou muito feliz e de qualquer forma já temos feito uma política nova em Antonio Cardoso”.

Ela disse ainda ter uma perspectiva muito grande de que a gestão que eles farão vai ser diferente de tudo que Antonio Cardoso já viu. “Vai ser a marca do nosso governo para 2025. A renovação, a coragem e a união. Estou bem confiante e feliz com um parceirão desse como Jocivaldo e eu tenho certeza que vai dar tudo mais que certo”.

Jamile lembrou que ela e seu pai já havia se comprometido com outro grupo, mas quando Jocivaldo a chamou para conversar houve um “match” de projetos e de ação. “Vi nele verdade e um ‘cabra’ que tem uma história belíssima para contar. Ele me passou confiança e determinação desde o começo. Disse a meu pai que o respeitava muito, mas que estava com ele, mesmo sem grupo, como ele mesmo disse. Falei que iriamos conquistar. Acabou que ele se rendeu ao nosso charme e está conosco em nossa chapa, graças a Deus, acreditando na gente e nos dando esse apoio que é importantíssimo”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.