Ex-prefeito e pré-candidato José Ronaldo de Carvalho - Foto: Boca de Forno News
O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (UB), lançou, na tarde desta terça-feira (16), a sua pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana. Ronaldo já foi prefeito de Feira de Santana por quatro vezes. No último mandato, deixou o cargo em seu segundo ano de mandato para se candidatar a governador do estado. Quem assumiu foi o atual prefeito, Colbert Martins da Silva Filho.
O evento contou com a participação de ex-governador Paulo Souto, do deputado estadual José de Arimateia (Republicanos), secretários de governo, presidentes de partidos apoiadores, vereadores e ex-vereadores e apoiadores do ex-prefeito. “Quero agradecer o calor humano e as palavras de carinho que recebi que só me faz lutar e buscar com mais força os objetivos que estamos traçando”.
Foto: Boca de Forno News
Em entrevista coletiva, o ex-prefeito afirmou que disse que está desde dezembro de 2022 andando pela cidade todos os dias, de domingo a domingo, ouvindo o povo. Nessas escutas, ele ouviu muitas palavras de incentivo, apoio e carinho, o que o fez se sentir estimulado. “As pessoas me pediam que tentasse essa eleição. Quem convive comigo sabe que eu gosto de gente e o que me faz ser político é isso, viver ao lado do povo”.
Ronaldo declarou ainda o seu amor por Feira de Santana, que ele disse que o fez, lhe transformou e lhe educou. “Aqui conheci minha esposa. Aqui nasceram meus filhos e meus netos. Tenho deveres e obrigações com esta cidade. E isto me faz ter essa coragem, força e determinação dentro de mim para disputar uma nova eleição”.
Haverá ainda outros eventos como reuniões, encontros. “O que a lei nos permitir fazer, vamos procurar fazer”. Ele disse que continuará fazendo o que vem fazendo ao longo do tempo, respeitando, claro, seus adversários. “Acho que foi fruto desse respeito que tenho pelos meus adversários que a maioria deles tornaram-se meus correligionários, meus amigos”.
Foto: Boca de Forno News
Presenças e ausências
Sobre a presença do ex-governador Paulo Souto, Ronaldo disse que foi uma grata surpresa. “Não liguei para ele, não o convidei. Ele deve ter visto nas redes sociais e veio aqui de forma espontânea. Foi uma grata surpresa para mim”.
Em relação a ausência de ACM Neto no evento, o ex-prefeito disse que não foi feito um convite específico para ninguém. “Sabemos que uma terça-feira é um dia difícil para deputados federais que estão em Brasília participando das sessões e Neto é dirigente de um partido que vai toda a semana para Brasília. Acredito que seja por isso que aqui ele não esteja”, explicou.
O deputado estadual José de Arimateia também estava presente. Ronaldo afirmou qeu sempre se deu muito bem com ele. “Aliás, existem lugares em que ele chegava e era chamado de Zé Ronaldo. Porque parecemos um pouco. Sempre tive muito carinho e respeito por ele e é prazer grande ter o apoio dele mais uma vez nessa eleição”.
Foto: Boca de Forno News
Apoio de Colbert
Questionado sobre se buscaria o apoio do atual prefeito Colbert Martins para a sua campanha, Ronaldo disse que queria deixar claro que sempre o respeitou desde quando eram adversários políticos.
“Já fomos candidatos a prefeito na mesma eleição. Nos enfrentamos nas urnas, mas com respeito. Nunca houve uma palavra de agressão entre nós. Como disse, sempre houve respeito e ele continua existindo”.
Vice em sua chapa
Em relação a escolha do seu vice, Ronaldo disse que não tem nenhuma pressa porque tem tempo para isso. “Precisamos buscar uma pessoa que possa compor conosco, sendo homem ou mulher. Não tenho nada definido dentro de mim a respeito disso. Sempre escolhi o vice ouvindo as pessoas e vou continuar assim para que possamos compor a nossa chapa”.
Planos para o município
Com larga experiencia na vida pública, o ex-prefeito disse que sempre aprende. “Se eu voltar a Prefeitura, será um governo com ideias novas, buscando novos projetos, novas pessoas. Mais gente que venha somar e multiplicar dentro desse projeto para Feira de Santana”.
Mais partidos para a chapa
Ronaldo disse que nove partidos estão com ele, mas que existem dois que poderão aderir e somar dentro do projeto. “Acredito que daqui até sexta-feira possamos ter alguma novidade a respeito desse assunto”.
Pesquisa
Analisando a última pesquisa divulgada, onde ele tem certa vantagem frente ao seu adversário, o deputado federal Zé Neto (PT), o pré-candidato disse que analisa as pesquisas de maneira única e nunca mudou seu estilo de examinar.
“Eu sempre as examino respeitando os números e aquele momento. Ela representa aquele dia e aquele momento. Ainda temos cinco meses e meio até a eleição e esse é um tempo razoável”. Ele disse que não gosta de comentar números de pesquisas e prefere “tocar o barco”.
Público evangélico
O ex-prefeito disse que tem um respeito muito grande para com os evangélicos. “São igrejas que fazem um belíssimo trabalho onde existem e não apenas o religioso, mas um trabalho de fé na sociedade civil, com trabalhos sociais, levando e pregando a palavra de Deus. Isso é de grande importância. Sempre tiveram, tem e terão o meu respeito até o dia que eu morrer”, diz.
Paulo Souto
Ex-governador Paulo Souto - Foto: Boca de Forno News
Presente no evento, o ex-governador Paulo Souto ressaltou que estava presente com muita alegria e muita satisfação. “Não apenas pelo amigo, mas tenho certeza que também pela cidade. Eu acho que Zé Ronaldo e Feira de Santana fizeram durante todo esse tempo um caso de uma paixão irresistível, avassaladora. E eu acho que é isso que dá força a ele para que, nesse momento, se lançar novamente a uma futura campanha para prefeito da cidade que eu tenho certeza que será vitoriosa para poder continuar trabalhando pela terra que ele dedicou toda a sua vida”, disse.
Muito se fala sobre renovação, mas a experiência vale muito. “Renovar é a capacidade de cada um se adaptar a um novo. Renovar é a capacidade das pessoas de ouvirem os mais jovens também. De modo que eu tenho certeza que ele, que já foi realmente prefeito algumas vezes, tem todas as condições para perceber que vai viver um momento novo e que vai precisar, sobretudo, da sua capacidade de trabalho e das suas ideias novas em benefício da população da cidade”.
Pela experiência que tem como ex-governador, Paulo Souto afirmou que será a população que vai dizer se será uma eleição disputada ou não em Feira de Santana. “A população e a campanha que vão dizer, mas o mais importante é que, pelo que estou vendo hoje aqui, com pessoas de todas as classes sociais comparecendo espontaneamente, é que tenho certeza que poderá ser mais uma campanha vitoriosa”.
José de Arimateia
Deputado estadual José de Arimateia - Foto: Boca de Forno News
O deputado estadual José de Arimateia, que em outra eleição como candidato a prefeito obteve pouco mais de 10% dos votos. Hoje, ele apoia a pré-candidatura Ronaldo. “Nós tomamos uma decisão porque somos um grupo político. O partido, na última eleição, surpreendeu até as pesquisas, porque em nenhum momento ela dizia que o nosso partido poderia chegar em terceiro lugar e chegamos”.
Arimateia disse ainda que, no segundo turno, o Republicanos foi decisivo. “Na política, tem momentos que a gente tem que dar um passo atrás. E isso quer dizer que o projeto de 2020 não parou, continua. Nesse momento nós demos esse passo atrás para, olhando para frente, avançar. E o partido tomou a melhor decisão de escolher o nome de José Ronaldo, que é um nome com experiência”.
Para Arimateia, Ronaldo, que já governou feira de Santana por várias vezes, tem projetos para o futuro da cidade. “Zé Ronaldo tem uma história em Feira de Santana. Por isso que o partido, acreditando e confiando nisso, fez esse gesto para ajudar a Feira de Santana”.
Questionado sobre se o Republicanos terá cargos no possível governo do ex-prefeito, o deputado afirmou que um gesto como esse, o de retirar a candidatura do partido em andamento em pro do apoio a Ronaldo, é claro que, de bom senso, todo sabem que ele fará parte do governo. “Não tenho dúvida disso”.
Sobre o cargo de vice, Arimateia afirmou que esse é o momento, como mesmo disse Ronaldo, de estar formando forças para ganhar as eleições. “Nós acreditamos que ele é quem vai escolher o vice. Se você me perguntar que se o partido tem em nomes, eu digo que tem, mas nós não estamos preocupados com isso no sentido de atrapalhar o projeto. O que for o melhor, ele que está conduzindo o projeto, acreditamos e temos que confiar”, finalizou.
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado



