Foto: Boca de Forno News
O Governo do Estado vai marcar presença, mais uma vez, na Micareta de Feira de Santana, com ações e serviços que envolvem diversas secretarias e órgãos, para garantir a segurança, diversão e também direitos do folião. O anúncio do planejamento e das atrações apoiadas pelo Estado foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (9), em evento no Centro de Cultura Amélio Amorim.
A tradicional festa do município, considerada a maior micareta do Brasil, será realizada entre os dias 18 e 21 de abril, com ações estaduais que celebram a cultura e a identidade do povo baiano. Este ano, o Governo do Estado vai homenagear o cantor e compositor Jorge de Angélica, ícone do reggae do município e da Bahia, que morreu no ano passado.
Durante o lançamento, foram anunciados alguns dos artistas patrocinados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, e da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia, vinculada à Secretaria de Turismo do Estado (Setur). Entre as atrações que terão apoio estadual para se apresentar na Micareta estão os cantores Daniela Mercury, Adelmário Coelho, Ayla Menezes, Maryzelia, Paula Sanfer, Mônica Sangalo, Márcia Porto, Carol Pereyr e Marcionilio; e os grupos Saiddy Bamba, Malê Debalê, Filhos de Gandhy, Banda Didá e Camutiê. Para o Arrastão, realizado na segunda-feira (22), foi anunciada a banda Roça Sound.
Em ação inédita, o Governo do Estado promoverá ainda festas pré-Micareta em distritos de Feira de Santana, que serão realizadas no sábado (13), em Humildes, onde o público contará com as apresentações do grupo Parangolé, Afropop, Dionorina e Girlan Suzart; e no domingo (14), em São José, com Psirico, Cescé Amorim e Samba Duro Baraúna. O objetivo é levar o clima festivo, valorização cultural e geração de emprego e renda também para o interior do município, antes de o circuito oficial da folia ser aberto.
Em entrevista coletiva, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) falou que a programação terá, além dos palcos, trios elétricos para tocar para o povo. Ele disse ainda que chamaria, através das suas redes sociais, convidando todo o Brasil para participar da Micareta de Feira. “Vocês verão nas minhas redes sociais não somente a programação diária como também farei o convite para todo o Brasil. E eu estarei aqui com os meus secretários”.
O governador disse que ampliaria as ações de Saúde e Segurança Pública na Micareta e também o projeto Ouro Negro, onde recursos são aportados para o apoio dos blocos afros e pequenos blocos carnavalescos e micaretescos da Bahia. “Fizemos o edital e estamos apoiando diretamente 16 blocos com quase R$ 500 mil. Me comprometi ainda que ampliaria os investimentos para que os distritos e povoados tivessem oportunidade. São José e Humildes, esse ano, realizarão um pré-micareta. Espero que ano que vem tenhamos mais recursos para além desses distritos, levarmos essa festa para outras comunidades rurais”, explica. Dentro do projeto Ouro Negro, os 16 blocos já receberam 70% dos valores para produzir sua cultura com tranquilidade.
Uma festa como a Micareta movimenta a economia e a cultura da cidade, ressalta Jerônimo. O homenageado desse ano é o reaggaeman Jorge de Angélica, um dos maiores do Brasil e que morreu em outubro do ano passado. Jorge morreu aos 64 anos. Era cantor, compositor e um dos primeiros reggaemans da história de Feira de Santana e do Brasil. Com 49 anos de carreira, Jorge interpretava músicas que falavam de paz, amor e faziam alertas a problemas sociais.
“É fundamental também darmos visibilidade aos grupos que a cidade tem. Na Micareta se recebe uma banda famosa, mas é importante deixarmos espaço, seja nos palcos, seja nos trios, para aqueles grupos que são da terra e que fazem a nossa cultura. É gratificante investir e ver a economia girando e nossa cultura sendo fortalecida. Espero que tenhamos uma Micareta de paz”.
Serão ao todo quase dez mil homens e mulheres da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e do DPT, trabalhando para garantir a segurança não apenas de quem vai curtir a festa, como também de quem vai trabalhar. “O nosso hospital, o Clériston Andrade, assim como toda a nossa rede, estará preparado para qualquer necessidade. Esperamos que não precise. A parte de Direitos Humanos, respeito as mulheres, pessoas com deficiência, pessoas idosas também serão assistidas. É um Micareta que mostra Feira de Santana para o mundo e nós estamos aqui fortalecendo essa festa”.
Foto: Boca de Forno News
O governador lembrou que as pessoas costumam chamar a festa de fora de época, mas não é. É a época do Micareta de Feira de Santana. “Ele nasceu assim por conta de uma circunstância, mas hoje ele é assim. Esse ano com novidades porque estamos interiorizando a festa, fazendo ela nos distritos, apoiando com bandas importantes, cantores famosos, em dois distritos importantes: São José e Humildes. Neles, estamos ainda garantindo segurança pública nos dois dias, dias 13 e 14 na pré-micareta do município de Feira de Santana”.
Daniela Mercury já confirmou sua participação da Micareta de Feira, fazendo inclusive um vídeo, diz o governador. Ivete Sangalo ele ainda está negociando por causa de sua agenda. “Possa ser que não consigamos, mas o esforço é sempre feito. Mas temos uma grade cultural muito boa com os artistas da terra e da região”.
Foto: Boca de Forno News
Estupros no Carnaval de Salvador
Em Salvador, durante o Carnaval, houveram vários estupros em mulheres. Em Feira de Santana, para evitar que isso aconteça, o governador disse que a DEAM estará atenta.
“Temos não apenas a Delegacia como programas sociais como a Casa da Mulher Brasileira. Feira de Santana também receberá uma dessas. Chamei ainda mais 712 policiais civis entre escrivãos, investigadores e policiais. Estamos fazendo esforços e a nossa parte enquanto Governo do Estado. Espero que os homens que levantam as mãos, a voz ou tenham pensamentos ruins contra as mulheres possam responder na Justiça”.
PP
Quase todos os vereadores do PP estavam presentes no ato. Questionado sobre se esse já seria um indicativo de apoio ao deputado Zé Neto para a Prefeitura de Feira, Jerônimo respondeu que há algum tempo o grupo e o seu conselho vem construindo esse diálogo com os partidos, buscando “juntar gente”. “Sabemos fazer isso muito bem. Nós juntamos as pessoas”.
Jerônimo lembrou que na eleição de 2022, alguns deputados do PP já sabiam que teriam que pactuar com o seu grupo político e o fizeram. Outros seguiram seu rumo. “Mas assim que terminou a eleição, sentamos juntos e hoje tenho todos os votos e parceria com os deputados do PP”.
Jerônimo disse que não quer conversar apenas com os vereadores do PP, mas com todos. “Estamos abertos a conversar com todos. Temos um projeto para a cidade e ele precisa de participação. O movimento com o PP está sendo feito. Estamos construindo, dialogando e espero que possamos ter uma bancada boa de vereadores eleitos, concorrendo a reeleição, e novos e bons nomes para poder ocupar cadeiras na Casa da Cidadania”.
Eleições em Feira de Santana
Jerônimo ressaltou que o nome do pré-candidato a prefeito de Feira de Santana ainda não foi lançado. O nome de deputado federal Zé Neto já circula há alguns meses como sendo o escolhido. O governador disse que será o dia 14 o dia do lançamento da sua pré-candidatura em Feira de Santana.
“Estarei aqui dia 14 lançando a pré-candidatura do deputado Zé Neto a prefeito de Feira. A partir daí começamos a adentrar na parte de construção de programa de governo, a ter um diálogo mais forte. Até aqui ele fez as agendas de encontro de interesse dos partidos e por um plano de governo que possa responder a saúde, segurança pública, educação. Espero que quando começarmos a colocar o pé nessa caminhada, os indicadores melhorarão cada vez mais”.
Sobre o nome pra vice-prefeito, Jerônimo disse que a chapa ainda não foi fechada, mas existem nomes bons. “Vamos buscar o nome de uma mulher ou de um homem que possa agregar. A nossa intenção é essa. Faremos a escolha com tranquilidade, sem pressão, para podermos acertar mais uma vez. Ainda não temos nada “amarrado”. Pode ser alguém mais ligado ao movimento religioso, ao empreendimento do comércio, ou da política. O que interessa é que venha para somar e nós vamos ter muita cautela”.
Apoios nas próximas eleições
O governador disse ainda que a regra, nessas eleições, será a de acompanhar quem o acompanhou em sua eleição de governador.
“Onde tiver duas candidaturas que nos apoiam ou nos apoiaram, teremos que sentar e conversar. Foi assim em Salvador. Lá nós tínhamos cinco nomes e chegamos ao consenso. Antes de vim para cá, sentem com três municípios que tinham dois candidatos cada um, e nele eu me comprometi que faríamos um esforço para juntar. Tentarei fazer em todos. Caso não consiga, veremos que rumo tomaremos. Mas a intenção é acompanhar quem nos acompanhou”, disse.
Centro de Convenções
Jerônimo disse que pretende inaugura-lo ainda esse ano, como prometido. “Na minha próxima visita irei lá ver como estão as obras. Faremos um grande show em sua inauguração. Espero que dê certo. A empresa contratada está trabalhando corretamente, estamos pagando em dia e vamos torcer que tudo dê certo”.
Candidatos habilitados no concurso
Cerca de 77 habilitados aprovados na primeira e segunda etapa do concurso da Polícia Civil da Bahia, realizado em 2022, não foram convocados. Esses candidatos não foram, apesar de conseguir a pontuação acima do exigido pelo concurso, chamados para a segunda fase das provas. Jerônimo disse que o Estado acabou de chamar 712 e ainda está vibrando com eles.
“Pedi calma porque agora vou estudar. Ainda estou curtindo a nomeação desses 712 profissionais para que possamos aumentar o número de componentes da Polícia Civil”.
Igor Kannário
Sobre a possível ida de Kannário para o PDT, Jerônimo disse que adesão não se escolhe. Adesão, a pessoa quer vim, se acolhe. “Temos um programa de governo que as pessoas tem que olhar. Defendemos a geração de emprego, combate a fome, respeito as mulheres. São princípios nossos e quando pactuamos um apoio, pactuamos também com esse programa. Se as pessoas entenderem que temos um programa adequado e o respeito a quem se junta conosco, tudo bem”.
Ele citou o exemplo do senador Otto Alencar (PSD), que sempre foram bem tratados e são até hoje e não eram do grupo político deles. “Ele estar na grade da Micareta não quer dizer que firmamos apoio. Não misturamos as coisas. Uma coisa é arte, é esporte, é cultura e outra é a política. Me preocupei com os artistas da terra. Não fiquei muito de olho nos outros porque temos uma equipe boa para isso”, finalizou.
Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 29°
Tempo limpo