O Ministério Público (MP) recebeu uma denúncia formal da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB-Sindicato) em desfavor da portaria 190/2024 que propõe “aprovação em massa” dos estudantes. O documento foi enviado após a fala do governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante aula inaugural, em Feira de Santana.
Em nota, o sindicato aponta que a fala do chefe do Executivo “é vista pela APLB-Sindicato como um incentivo para a ‘aprovação em massa’ dos alunos, comprometendo a qualidade do ensino e aprendizagem”, diz o comunicado publicado na terça-feira (20).
Durante o lançamento da revista Minha Bahia, Jerônimo negou que a sua fala tenha incentivado a ‘aprovação em massa’ dos estudantes e nem aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
“Não se trata de aprovação em massa. Tem alguém utilizando disso. Eu não sei quem e nem quero saber. Eu não estou falando em aprovação em massa. Estou falando que a escola tem que aprovar aquele menino ou menina que se dedica, vai o ano inteiro na escola e no final do ano, a nota vermelha está lá e ouve o seguinte: ‘tem que fazer tudo de novo’. É uma disciplina, ou duas. Tem outra saída? Se tiver, neste aspecto, a gente modifica (a portaria)”, disse.
Educação Cerca de 70% dos inscritos fizeram as duas etapas do Enem 2025
Antecipação Estado antecipa pagamento do 13º e da folha de novembro para servidores da Educação
Educação Estudantes da Rede Municipal são premiados pelo projeto MPT na Escola 2025
Decisão STF define que recreio pode contar como jornada de trabalho de professores
Enem 2025 Gabarito oficial do 1º domingo de Enem será divulgado nesta quinta
Educação Enem 2025: primeiro dia de prova tem abstenção de 27% 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 39°
Chuvas esparsas



