O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, visitou, nesta sexta-feira (2), a cidade de Retirolândia e lá esteve nas instalações do Galpão de Armazenamento do Milho, obra voltada para o enfrentamento dos efeitos da seca no estado. Jerônimo também fez a entrega de 30 mil sacas de milho para 25 municípios dos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe, simbolizando as 212 mil sacas que serão distribuídas para 195 municípios. O governador ainda autoriza a celebração de convênio com 192 municípios para locação de caminhão pipa.
O governador lembrou que ainda existem 200 de municípios na Bahia em estado de emergência por causa da seca e, mesmo que tenha chovido, ainda não foi o suficiente para poder produzir alimentos. “Vamos continuar com as duas pautas: a da emergência da seca e a das enchentes. São 30 municípios em estado de emergência por excesso de águas”, disse.
Jerônimo ainda assinou um consórcio para a criação da fragos. “Dos 20 municípios, 19 deles receberão recursos para preparar os galinheiros e assim produzir e gerar renda. O milho será entregue em toda a Bahia, mas escolhemos Retirolândia como uma simbologia para lançar o programa de entrega de milho para a alimentação animal”.
Neste sábado, Jerônimo irá para as cidades de Muquém de São Francisco, Wanderley e Cotegipe, que sofrem com as enchentes causadas pelas últimas chuvas que caíram no estado. “As águas não escoaram e nós estamos trabalhando para entregar colchões e comida. Irei nesses municípios para me solidarizar. Estive esse tempo inteiro ao lado dos prefeitos, mas faço questão de ir lá dar um abraço e deixar mais obras e ações de pontes, estradas e assistência social para cuidar do povo”, diz.
A Bahia é um estado rico e amplo, ressalta o governador. Oito municípios estão com os dois decretos, o de emergência da seca e emergência das chuvas. “A nossa responsabilidade é ajudar. Na última segunda fiz uma reunião virtual com os prefeitos, e o de Feira, Colbert Martins, participou”, destaca.
Jerônimo se solidarizou com o povo de Feira que sofrei com as últimas chuvas. “Eu sei que muitos bairros a drenagem não é certa e a quantidade de chuva não comportou. Dois secretários estiveram na cidade, eu também conversei com o prefeito Colbert, e perguntei qual a ajuda que ele precisava. Temos que fazer isso, dar as mãos e deixar a política para depois. Agora é hora de salvar o povo”.
O prefeito da cidade de Dario Meira, perto de Ipiaú, também participou. Essa cidade, em 2021, sofreu com as chuvas também. Rui Costa, na época governador, fez um programa e colocou recursos do Desenbahia para aquelas pessoas que perderam tudo. “Era para eles começarem a pagar agora, veio outra enchente. Vamos visitar também a cidade e rever essa situação. Não podemos mudar a cidade de lugar, já que ela fica vizinha ao rio. Vamos ver se conseguimos deixar as pessoas correndo menos risco com obras do PAC”.
Pré-candidatura de Zé Neto
Questionado sobre se já há previsão para o lançamento da pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana do deputado federal Zé Neto, o governador afirmou que ainda não há data, até porque o grupo que está construindo as candidaturas da sua base tem um calendário. “Salvador já fizemos e agora estamos dando um tempo para amadurecer e escolher o vice e a chapa de vereadores. Em Feira de Santana e em Camaçari, cidades que estão ‘bem andadas’, ainda faltam os últimos detalhes para podermos fazer esse evento. Espero que depois do Carnaval já tenhamos maturidade suficiente para podermos fazer isso”.
Reestruturação AL-BA aprova por unanimidade proposta do MP-BA para reestruturação do sistema de Justiça no interior
COP30 Jerônimo apresenta experiências da Bahia em transição energética e articula parcerias na COP30
Segurança Pública Bahia supera Rio de Janeiro e lidera índices de violência policial; Governador reage
Chuvas na Bahia Chuva forte e frente fria fazem Inmet emitir alerta para mais de 140 cidades
Bahia Jerônimo apresenta experiências da Bahia em transição energética e articula parcerias na COP30
Roberto Carlos Roberto Carlos fará show gratuito em Salvador; saiba mais 
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado



