Terça, 11 de Novembro de 2025 19:46
75 98160-8722
Bahia Entregas

Governador entrega 30 mil sacas de milho para municípios dos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe

Jerônimo falou ainda sobre ações para ajudar na seca e enchentes que aconteceram no estado.

02/02/2024 15h49
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Boca de Forno News
Foto: Boca de Forno News

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, visitou, nesta sexta-feira (2), a cidade de Retirolândia e lá esteve nas instalações do Galpão de Armazenamento do Milho, obra voltada para o enfrentamento dos efeitos da seca no estado. Jerônimo também fez a entrega de 30 mil sacas de milho para 25 municípios dos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe, simbolizando as 212 mil sacas que serão distribuídas para 195 municípios. O governador ainda autoriza a celebração de convênio com 192 municípios para locação de caminhão pipa.

O governador lembrou que ainda existem 200 de municípios na Bahia em estado de emergência por causa da seca e, mesmo que tenha chovido, ainda não foi o suficiente para poder produzir alimentos. “Vamos continuar com as duas pautas: a da emergência da seca e a das enchentes. São 30 municípios em estado de emergência por excesso de águas”, disse.

Jerônimo ainda assinou um consórcio para a criação da fragos. “Dos 20 municípios, 19 deles receberão recursos para preparar os galinheiros e assim produzir e gerar renda. O milho será entregue em toda a Bahia, mas escolhemos Retirolândia como uma simbologia para lançar o programa de entrega de milho para a alimentação animal”.

Neste sábado, Jerônimo irá para as cidades de Muquém de São Francisco, Wanderley e Cotegipe, que sofrem com as enchentes causadas pelas últimas chuvas que caíram no estado. “As águas não escoaram e nós estamos trabalhando para entregar colchões e comida. Irei nesses municípios para me solidarizar. Estive esse tempo inteiro ao lado dos prefeitos, mas faço questão de ir lá dar um abraço e deixar mais obras e ações de pontes, estradas e assistência social para cuidar do povo”, diz.

A Bahia é um estado rico e amplo, ressalta o governador. Oito municípios estão com os dois decretos, o de emergência da seca e emergência das chuvas. “A nossa responsabilidade é ajudar. Na última segunda fiz uma reunião virtual com os prefeitos, e o de Feira, Colbert Martins, participou”, destaca.

Jerônimo se solidarizou com o povo de Feira que sofrei com as últimas chuvas. “Eu sei que muitos bairros a drenagem não é certa e a quantidade de chuva não comportou. Dois secretários estiveram na cidade, eu também conversei com o prefeito Colbert, e perguntei qual a ajuda que ele precisava. Temos que fazer isso, dar as mãos e deixar a política para depois. Agora é hora de salvar o povo”.

O prefeito da cidade de Dario Meira, perto de Ipiaú, também participou. Essa cidade, em 2021, sofreu com as chuvas também. Rui Costa, na época governador, fez um programa e colocou recursos do Desenbahia para aquelas pessoas que perderam tudo. “Era para eles começarem a pagar agora, veio outra enchente. Vamos visitar também a cidade e rever essa situação. Não podemos mudar a cidade de lugar, já que ela fica vizinha ao rio. Vamos ver se conseguimos deixar as pessoas correndo menos risco com obras do PAC”.

Pré-candidatura de Zé Neto

Questionado sobre se já há previsão para o lançamento da pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana do deputado federal Zé Neto, o governador afirmou que ainda não há data, até porque o grupo que está construindo as candidaturas da sua base tem um calendário. “Salvador já fizemos e agora estamos dando um tempo para amadurecer e escolher o vice e a chapa de vereadores. Em Feira de Santana e em Camaçari, cidades que estão ‘bem andadas’, ainda faltam os últimos detalhes para podermos fazer esse evento. Espero que depois do Carnaval já tenhamos maturidade suficiente para podermos fazer isso”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.