O racismo é a forma mais explícita da deformação do caráter do ser humano. Não há explicações para haver tratamento diferenciado ou tratamento inferior a partir da cor da pele de uma outra pessoa.
Vivemos em um Brasil onde a cor da pele ou a raça determina o destino das pessoas. Desde a época do Brasil colônia que os negros são tratados como mercadoria, humilhados e destinados a terem uma vida com obstáculos que não são adequados para qualquer ser humano.
Na teoria a escravidão foi abolida, mas no dia a dia ela se encontra encrustada nas entranhas dos abomináveis e primitivos de espírito. Este problema afeta a sociedade em vários níveis e um dos mais graves é o impacto que tem sobre o caráter das pessoas. Quando alguém é vítima de racismo pode ser difícil manter a confiança em si mesmo e em sua capacidade de alcançar seus objetivos. Isso pode levar a uma perda de autoestima, autoconfiança e autorrespeito, prejudicando o desenvolvimento do caráter.
Por outro lado, aqueles que perpetuam o racismo também sofrem com sua falta de caráter. O racismo é uma forma de discriminação que se baseia em estereótipos e preconceitos e aqueles que o praticam estão negando a humanidade e a dignidade daqueles que são diferentes deles. Isso sugere uma falta de empatia, compaixão e respeito pelos outros, características fundamentais de um caráter forte e saudável.
Para superar o racismo e construir um caráter forte e positivo é importante se educar sobre a história e a cultura das pessoas diferentes de nós. Também é importante ser aberto e curioso sobre as experiências dos outros e encontrar maneiras de se conectar com eles em um nível humano. Somente através do diálogo e da compreensão podemos superar o racismo e fortalecer nosso caráter.
Não importa a cor da pele nem o crespo dos cabelos, muito menos o verde azulado dos olhos. O que importa é o conteúdo das pessoas.
Por Alberto Peixoto
Filme Distrito da Matinha vira cenário de novo longa baiano que destaca resistência quilombola
Santa Bárbara Caruru de Santa Bárbara retorna ao Mercado Municipal de Santo Estevão Velho com tradição, fé e identidade cultural
Orquestra da Uefs Orquestra da Uefs se apresenta no Teatro do Sesc, nesta sexta
Festival de Violeiro Uefs promove 47° Festival de Violeiros de Feira de Santana no dia 05 de dezembro
Cultura Filarmônica União Sanfelixta realiza IX Encontro de Filarmônicas em São Félix neste fim de semana
Crônica da semana A deusa Atena e o sexo na Grécia antiga 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas



