Domingo, 03 de Agosto de 2025 13:23
75 9 9702 9169
Cultura Crônica da semana

A situação caótica do Centro de Abastecimento de Feira de Santana

Por Alberto Peixoto

02/12/2023 08h43
Por: Karoliny Dias Fonte: Alberto Peixoto
Foto: Jorge Magalhães
Foto: Jorge Magalhães

O Centro de Abastecimento de Feira de Santana foi inaugurado em 7 de novembro de 1976, por iniciativa do então prefeito José Falcão da Silva, encerrando décadas de feira livre que deu origem à cidade e a manteve em evidência nacional por mais de 150 anos

Feira de Santana é uma cidade localizada no estado da Bahia, no Brasil, conhecida por ter um dos maiores centros de abastecimento do país. No entanto, infelizmente, a situação atual do Centro de Abastecimento tem sido bastante caótica. É uma peleja chegar até este lugar.

Os problemas começam já na entrada do local, onde há um grande congestionamento de veículos, dificultando a locomoção de caminhões e outros transportes que precisam acessar o centro. Além disso, a infraestrutura do local é precária, com ruas esburacadas e falta de sinalização adequada, lama e lixo é o que não faltam. Dificilmente se encontra uma caixa de coleta de lixo em toda a sua extensão.

Outro problema enfrentado pelos comerciantes e trabalhadores do Centro de Abastecimento é a falta de segurança. O local é alvo frequente de roubos e furtos, o que acaba afetando não apenas a economia local, mas também a segurança dos trabalhadores.

Para solucionar esses problemas, é necessária uma ação integrada entre os governos municipal e estadual, além de campanhas de conscientização e investimentos em infraestrutura e segurança pública.

Feira de Santana é um importante polo de abastecimento para todo o Nordeste do Brasil, e merece uma atenção especial para que possa continuar a crescer e se desenvolver, coisa que não vem acontecendo a pouco mais de vinte anos, devido à ineficiência dos gestores públicos que estiveram presentes neste período.

Por Alberto Peixoto

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Ana Gonçalves Há 2 anos Porto Portugal Lamento a situação deplorável que se vive na Feira da Santana. Não haverá governantes que olhem para esta situação deplorável??
GutembergHá 2 anos Feira de SantanaPrecisa urgente de investimento, gestão e principalmente de uma consientizacao dos feirantes para que mantenham o locais limpos e que cada um façam a limpeza de forma adequada, já vi várias situações que os próprios feirantes jogam as frutas estragadas no chão.
ANTONIO DE JESUS SOUZA Há 2 anos ITABERABA - BACom certeza absoluta, o nosso Centro d Abastecimento de Feira de Santana, vem sendo completamente abandonado, por todos os Gestores, tanto faz na esfera Estadual, como Municipal. Para que este problema se resolva, necessário se torna que a população tome mais coragem e passem a cobrar desses Gestores, haja visto que eles são EMPREGADOS do POVO e não donos do Estado e Município, respectivamente. PINGUIM.
JOSE RAIMUNDO VAZ SANTOSHá 2 anos AmargosaInfelizmente, com raras excessões este é o grande problema brasileiro, notadamente nas cidades do nordeste. Más é péssimas administrações, onde os gestores com apoio das Câmaras municipais, jogam no lixo o nosso dinheiro difícil de ganhar. Eles trabalham em benefícios próprios ou de amigos e parentes. Precisamos mudar urgentemente o legislativo, seja municipal, estadual e federal.. Pra mudar esse quadro é necessário fazer uma varredura total. Matar os insetos, os vermes, a podridão política.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.