A saúde e o bem-estar no ambiente escolar esteve em pauta na manhã desta quarta-feira (29), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, onde aconteceu o seminário “Viver com saúde – saúde mental e emocional na escola”, em uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC). Na oportunidade, foi lançado o curso de Educação à Distância (EaD) “Promoção da saúde mental e emocional nas escolas”, voltado para os professores, gestores e trabalhadores das escolas e cujas inscrições já podem ser feitas pela plataforma do IAT. Na mesma plataforma, é possível acessar também os manuais “Cuidando da sua mente”, voltado para os estudantes, e “Saúde mental”, direcionado aos professores.
O seminário foi transmitido ao vivo e está disponível no canal do Youtube do IAT. Na abertura, a secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, ressaltou a importância da realização da atividade em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Neuroconecte e a Fundação Mapfre. “Estamos juntos, hoje, para falar de Educação, formação de professores, de conhecimento e saúde na nossa rede, que envolvem os que trabalham e estudam. Pela minha trajetória também nesta área, reconheço que escola é lugar de aprender com saúde”, frisou.
O diretor-geral do IAT, Iuri Oliveira Rubim, lembrou que cada vez mais a Educação caminha para a mediação tecnológica, inclusive na realização de um evento híbrido (presencial e on-line). “Para o IAT, que é a casa da formação dos educadores, é muito importante este tema da saúde mental e emocional. Herdeiros desse nosso patrono, quando falamos em educação integral, nos referimos à educação que observa todos os aspectos, a integralidade das pessoas”, ressaltou.
Para a professora de Sociologia do programa de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) da SEC, Adilma de Jesus Rodrigues, esta formação é fundamental. “É um ponto de sensibilidade, principalmente porque, muitas vezes, a gente olha a aparência, mas não sabemos o que se passa por dentro de cada um. Percebo que, cada vez mais, pessoas demonstram problemas emocionais, como frustração, tristeza, desequilíbrio e depressão, por conta de todo o contexto em que vive a sociedade. O contato com os jovens tem me possibilitado também momentos de reflexão e percebo em alguns deles a vontade de estarem sozinhos e considero preocupante, porque somos seres gregários”, alerta.
Investimento
Dialogar com a rede sobre o tema da saúde mental nas escolas, segundo a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, diz muito sobre os esforços que vêm sendo feitos pela SEC, por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (Pasvasp), para estar cada vez mais junto, cuidando da comunidade escolar. “Este ano tem sido extremamente importante para a Secretaria da Educação. Um ano de políticas públicas voltadas para a gestão da aprendizagem, valorização do professor, melhorias na infraestrutura e, nem por um momento, a gestão perdeu o foco no lado humano, que é a saúde mental e emocional dos seus trabalhadores”, ressaltou.
Educação Cerca de 70% dos inscritos fizeram as duas etapas do Enem 2025
Antecipação Estado antecipa pagamento do 13º e da folha de novembro para servidores da Educação
Educação Estudantes da Rede Municipal são premiados pelo projeto MPT na Escola 2025
Decisão STF define que recreio pode contar como jornada de trabalho de professores
Enem 2025 Gabarito oficial do 1º domingo de Enem será divulgado nesta quinta
Educação Enem 2025: primeiro dia de prova tem abstenção de 27% 
Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 37°
Chuvas esparsas



