Michel Garcia e Inês Castro, alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), estiveram no programa Rádio Total, da Santo Amaro FM e Paraguassu FM, para falar do Propagaí, um evento da área que já está em sua segunda edição. Ele acontece nos dias 28 e 29 de novembro, na UFRB, a partir das 9h. O tema central do Propagaí de 2023 é “Cultura e Publicidade”.
“Vamos trazer desde representantes de marcas de Salvador, pessoas que trabalham na área de publicidade, representantes de agências e haverá ainda uma mesa que falará de eventos culturais. Teremos uma programação bem diversa. As pessoas falarão sobre a questão teórica da cultura e publicidade. Queremos fazer esse mix, já que o evento é aberto tanto para o público da universidade como também para o público externo”, afirmou Michel.
Na primeira edição do evento, ressalta Inês, o objetivo era mais o de acolher os calouros do curso e abordar o tema da publicidade em si. “Esse ano trouxemos o tema “Cultura e Publicidade” que mescla um pouco esses dois universos. Buscamos fazer esse network, essa rede de contatos, para abordar o que está atual no mercado publicitário e valorizar a cultura do Recôncavo. Queremos mostrar como a publicidade é trabalhada nesse meio e mesclar a teoria que aprendemos na universidade e trazer esse olhar de como vamos nos inserir nesse mercado futuramente”, explica Inês.
A expectativa de presença de público é de que tenha mais inscritos do que no ano passado. Conforme Inês, como é um evento aberto ao público, tem muito aprendizado para quem também não é da área para entender como funciona esse mercado. “Em nossa primeira edição tivemos 200 inscritos e nessa edição pretendemos aumentar a meta e os visitantes. O evento acontece pela manhã e pela tarde. Pela manhã teremos palestras e oficinas a tarde, inclusive de cartas lambe-lambe. Abordaremos tudo a respeito da Publicidade”, disse Inês.
Michel falou ainda sobre a importância da Publicidade em tempos de avanços das redes sociais. As marcas tem o potencial de surgir hoje e explodir com as redes, ressalta Michel. “Se não tivermos o trabalho de publicidade hoje, fica complicado de elas seguirem em frente”.
A diferença entre Publicidade e Propagando é que, basicamente, que na Propaganda você quer vender momentaneamente aquele produto ou marca. A Publicidade quer eterniza-los. “O mais importante para a Publicidade é que a marca ou produto sejam perpetuados. Não queremos que o cliente chegue com uma demanda e não consiga ela. Queremos que a marca ou produto dele cresça. A Publicidade faz com que eles sejam conhecidos, amados e toque o coração das pessoas”, explica Michel.
Quem quiser saber mais informações sobre o evento ou ajudar pode procurar por @pp.ufrb no Instagram. “Vamos liberar as inscrições para as oficinas nesse Instagram. A oficina começa às 14h e vai até as 17h”. No dia 28 começará as 9h com a mesa de abertura, às 9h30 haverá a presença da Agência Objetiva. Às 11h teremos a mesa falando sobre cultura e o papel da Publicidade na inspeção da cultura negra urbana e ainda o DJ Filipe que falará sobre um evento de hip hop da cidade de Cachoeira e Fernanda Barbosa, publicitário de Feira de Santana.
No dia 29 de novembro haverá outra mesa de abertura às 9h, às 9h30 um painel com o tema “Cultura e Publicidade” abordadas de forma mais teórica. A pausa será com uma atração cultural surpresa. Às 11h haverá uma mesa com o 3º painel com o tema “A comunicação publicitaria em grandes eventos culturais” com o professor e produtor Leonardo Bião, que falará sobre o Carnaval de Salvador e ainda o representante do São João de Cruz das Almas, Josenir Vicena, que falará como funciona a campanha em torno da festa. Rubão Silva, coordenador do Bloco Afro Malê de Balê, e diretor executivo da Planta Produções. Nas duas tardes acontecerão oficinas. “Nossas expectativas são altas. Será muito interessante. Estamos convidando toda a comunidade para comparecer, alunos de escolas públicas e particulares e ainda estudantes da UFRB”, disse Inês.
Eles convidam as marcas para participar do evento. “Estamos tentando aumentar o evento. Por isso, estamos correndo atrás de marcas e patrocínios. Quem estiver disposto a colar junto com a gente, estamos à disposição. A ideia é que esse evento, no futuro, cresça e para isso precisaremos de apoio. Estamos abertos as marcas”, ressalta Michel.
E mesmo que não queiram participar por conta do tempo, as marcas estão convidadas a participar do evento, salienta Michel. “Elas estão convidadas para conhecer o evento até para que no futuro elas possam realmente ser inseridas nele. Queremos agradecer ainda as que estão participando”.
“Queremos aumentar a nossa identidade visual para que as pessoas cheguem, tirem fotos e fique algo realmente bacana aos olhos de quem está lá”, finalizou Inês.
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas