Alberto Peixoto, escritor feirense, recebeu, na noite da última sexta-feira (17), o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Íberoamericana. Na oportunidade, receberam ainda a honraria os escritores Joemar de Oliveira Rios e Luiz Eudes. Evento aconteceu na noite da última sexta-feira (17), no Centro Cultural Casa de Angola, que fica na Praça dos Veteranos, no Centro da cidade de Salvador.
Alberto não escondeu a felicidade de receber essa homenagem, iniciativa de oferecer essa honraria a Alberto veio do Jornalista, poeta e editor Roberto Leal ao Reitor Chanceler Luiz Ademir de Souza da mesma universidade. “É com uma imensa honra e profunda gratidão que recebo esse título de Doutor Honoris Causa dessa prestigiosa Universidade Íberoamericana. Esta é uma ocasião que transcende as palavras, e é difícil expressar o quão tocado e grato eu me sinto por este reconhecimento tão distinto”, afirmou o escritor em seu discurso.
A noite foi ainda recheada de conversas com amigos. “Este diploma não é apenas uma celebração pessoal, mas também um reconhecimento do valor da narrativa como uma forma de compreensão mais profunda e empática do mundo ao nosso redor. Minha escrita sempre buscou capturar a riqueza e a complexidade da vida cotidiana na Bahia, essa terra rica em história, cultura e diversidade. Ao fazê-lo, busquei não apenas entreter, mas também provocar reflexões sobre a natureza humana e nossa interconexão”, disse.
O escritor concluiu seu discurso ressaltando que se compromete a continuar a contribuir para o enriquecimento do universo literário, mantendo viva a chama da narrativa que ilumina os cantos mais obscuros da nossa existência. “Agradeço de coração a todos que tornaram este momento possível. Que possamos continuar a compartilhar histórias, inspirar uns aos outros e, juntos, construir um mundo mais compreensivo e enriquecedor”, finalizou.
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Tempo limpo