Domingo, 28 de Dezembro de 2025 04:53
75 98160-8722
Política Eleições 2024

PSOL lança pré-candidatura de Washington Nem a Prefeitura de Cachoeira

Pré-candidato diz que o objetivo é ter mudanças na cidade com propostas diferentes das que ela tem hoje, das que estão tentando voltar e das que já passaram.

07/10/2023 08h49 Atualizada há 2 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Washington Ney - Foto: Reprodução
Washington Ney - Foto: Reprodução

Washington Nem, filiado ao PSOL, lançou-se como pré-candidato a Prefeitura de Cachoeira. Washington é radialista e ex-secretário da cidade. Ele ressaltou que sua pré-candidatura veio de uma vontade de algumas pessoas da cidade que disseram que era necessário ter uma proposta diferente de tudo o que está disposto na cidade, das propostas que estão tentando voltar e das que já passaram.

“A nossa aceitação para caminhar nessa empreitada é exatamente porque sei da capacidade que temos de ter uma proposta diferente, até porque nós sempre tivemos. Só não lançamos porque não fomos candidato. É uma proposta construída coletivamente e a aceitação, a partir do momento em que se começou a falar sobre o nosso nome nessa pré-candidatura ao pleito de 2024 em Cachoeira, tem sido muito boa. Tenho satisfação de dizer que essa candidatura é para se opor a tudo que aí está e ao que já passou. Essa é a grande diferença e a primazia do nosso nome está sendo veiculado na cidade”, explica.

Quando ele diz isso, destaca, não está falando sobre as pessoas que representam essas ideias, mas sobre o projeto defendido. “Não estou aqui me representando, mas ao projeto. As pessoas sinalizaram para o meu nome. Quando digo ‘quem está aí, quem está tentando voltar e das que já passaram não é sobre as pessoas, mas aos projetos que não deram certo. As pessoas comentam que as propostas que já passaram e a que aí está não estão dando certo. Nossa proposta é diferente e contrapõe a elas”, diz.

Ele garante que seguirá colocando seu nome até o final. A cidade tem o histórico de as pessoas colocarem seu nome e no final quer “barganhar”. “O PSOL não negocia nesse sentido. Temos uma pré-candidatura e, como somos uma proposta diferente e não concordamos com as outras porque não é o que acreditamos, não dá para recuar para apoiar outra proposta que não concordamos. Vamos sim manter nossa pré-candidatura e lá na frente firmar e bater o martelo da nossa candidatura oficial”, assegura.

O PSOL em Cachoeira está se reorganizando, ressalta. “A direção ainda está chegando ao seu final de instalação do seu diretório municipal. Tivemos uma plenária recentemente em que as pessoas estão confundindo que era para eleger uma nova mesa diretora do partido e não era. Esse ano foi um formato diferente, ao menos para o PSOL. O partido compõe os diretórios dos seus municípios a partir deste ano. As teses são debatidas e defendidas nas suas plenárias. O PSOL está organizado em torno de 100 municípios da Bahia”.

No final da plenária, a tese mais votada terá uma somatória nas cidades que o PSOL está organizado. Essa somatória se unirá a votação do Congresso Estadual que já aconteceu também e assim a mais votada fará a chamada. “Estamos aguardando, porque no último final de semana aconteceu o Congresso Nacional, e aí sim o partido vai começar a fazer as chamadas para os diretórios dos municípios que tiveram a corrente que ganhou mais votas, direcionando para as primeiras, segundas e terceiras chamadas”. No PSOL não tem vice-presidente. Apenas presidente. A composição do PSOL é presidente, tesoureiro e secretário.

Vereadores

Sobre os vereadores, Washington diz que já tem alguns nomes que já estão nas ruas trabalhando a sua pré-candidaturas. “Já fomos procurados por outros porque gostariam de se filiar ao PSOL por conta de como estamos nos posicionando, da nossa nova formação e novo conjunto de pessoas que estão chegando com nome limpo, propostas boas e boa índole. A princípio, estamos esperando-as para de fato configurar suas filiações. Entre elas está a professora Duca, ativista cultural e da educação, Val e Fabio Lima que já são de fato pré-candidatos pelo PSOL”.

Ele foi procurado ainda por um ex-vereador, que já foi presidente da Câmara de Cachoeira, afirmando que queria conversar conosco para se desfiliar do seu partido e se filiar com eles. “Ele nos disse que não é candidato, mas que tem uma turma que o ajudou ao longo da sua trajetória política e que ele os apoiaria. E, como elas confiam nele, iriam com ele para a legenda. Estamos aumentando o número”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.