Sexta, 29 de Agosto de 2025 15:07
75 9 9702 9169
Feira de Santana Empréstimo

Obras na Artêmia Pires aguarda aprovação de projeto da Câmara de Feira

Conforme o prefeito Colbert Martins, é preciso a aprovação do projeto para permitir que a Prefeitura contraia empréstimos para a realização de obras na cidade.

03/10/2023 14h07
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Jorge Magalhães
Foto: Jorge Magalhães

No último dia 28, uma audiência pública foi realizada no auditório da Unex, em Feira de Santana, para discutir o projeto de duplicação da Avenida Artêmia Pires. O prefeito Colbert Martins, em entrevista ao radialista Nivaldo Lancaster, do programa Boca de Forno News, disse que Carlos Geilson, responsável pela Secretaria Extraordinária de Programas e Projetos Especiais, foi quem conduziu a audiência que contou com quase 300 pessoas presentes.

“Mostramos os projetos de duplicação. A licitação já está acontecendo nesse momento. Uma empresa interpôs um recurso e por isso ainda não fechou o processo licitatório da primeira etapa, que começa da Fernando Pinto de Queiroz e vai até a altura da FTC, hoje Unex. Esse trecho tem mais ou menos 1,8 km estamos prontos para fazer a duplicação”.

As discussões que lá houveram foram sobre postes que precisam ser retirados e sugestões de que a iluminação seja subterrânea. “A grande maioria concordou que a duplicação aconteça da forma mais rápida. Alguns querem que ela seja feita só depois que a Embasa terminar a parte de esgotos. Desde 2019 tenho contrato com a Embasa e até hoje não tem sequer projeto. Não temos como esperar mais três, quatro ou cinco anos por esse projeto. Imagine se esperássemos pelo projeto da Embasa que nem sequer existe até hoje para fazer a Rubens Francisco Dias que está pronta, duplicada”.

Para Colbert, está na hora de trabalhar na Artêmia para se ter o início dessa duplicação completamente feito desde já. Sobre desapropriações, ainda não se sabe os valores que serão gastos. “Não há calculo de desapropriação. O recurso existe para a duplicação. Onde tiver que acontecer algum tipo de indenização, certamente não poderemos fazer porque não há recursos para isso”.

Inclusive, reclama Colbert, ele está insistindo que a presidente da Câmara de Vereadores, a vereadora Eremita Mota (PSDB), coloque em votação o projeto de lei, de autoria do Executivo, pedindo empréstimos para a realização de obras por parte da Prefeitura. “Nós reduzimos o valor de R$ 250 milhões para R$ 165 milhões para que possamos fazer a drenagem urbana da Artêmia Pires, do SIM, do Feira X, da Conceição, para que possamos fazer os viadutos do Feira IX, Nova Esperança e Viveiros. Tudo isso está na Câmara há mais ou menos três semanas esperando que a presidente coloque em votação esses recursos”, explica.

Os recursos, ressalta o prefeito, serão utilizados agora através do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. “Mas para isso precisamos da aprovação dos vereadores. Por isso ela precisa colocar em votação. Aprovado o projeto, teremos o recurso em torno de 45 a 60 dias, podendo começar tanto as obras quanto os projetos ainda esse ano”.

O prefeito disse que já pediu a ela que faça a colocação dessa matéria em votação, que está em regime de urgência. “A outra matéria passou 16 meses sem colocar em votação. Essa nós estamos esperando que a presidente tome essa decisão de colocar o projeto em votação e caberá aos vereadores votar Sim ou Não para ela. É importante que ela coloque em votação e deixe a vontade soberana dos vereadores seja a alcançadas”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.